O presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, e o vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões, visitaram nesta quinta-feira (6/11), em Xangai, a China International Import Expo (CIIE) — a maior feira de importação da China e uma das mais relevantes do mundo em tecnologia, inovação e comércio internacional. A visita integrou a programação da Missão Internacional à China, promovida pela FIEMG.
Realizada desde 2018, a CIIE chega à sua 8ª edição com uma estrutura impressionante e diversidade de expositores de todos os continentes. Segundo o presidente Flávio Roscoe, a feira é um retrato do dinamismo e da capacidade de inovação da economia chinesa.
“Essa feira é extraordinária — o tamanho impressiona a todos, a diversidade da economia chinesa e a diversidade de players que têm interação com ela. E o mais impressionante é o quão rápido estão evoluindo. A China International Import Expo tem apenas oito anos e já alcançou essa dimensão”, afirmou.
Entre as tecnologias que mais chamaram a atenção da delegação mineira, está um veículo autônomo e elétrico de baixo custo, que deve ser regulamentado em até dois anos. “É algo que certamente vai mudar o transporte das pessoas”, destacou o presidente da FIEMG.
Ele inclusive anunciou que a brasileira Embraer abrirá, no próximo mês de janeiro, um escritório de projetos no prédio do P7 Criativo, em Belo Horizonte, e que pode desenvolver tecnologias como as apresentadas na CIIE. “Conseguimos junto com o governo mais essa iniciativa — quem sabe um veículo como esse não possa ser desenvolvido lá?”, acrescentou Roscoe.
O vice-governador Mateus Simões destacou o papel da FIEMG em aproximar Minas Gerais das principais tendências industriais e tecnológicas do mundo. “Eu fico pensando que são oportunidades que não podemos deixar para trás. E fico muito feliz de ver a FIEMG nesta dianteira, trazendo os industriais mineiros com uma delegação de peso como essa. É uma oportunidade, não só de conhecer tecnologias inovadoras, mas também de entender que há espaço para que participemos desse movimento de evolução da indústria e da cadeia de consumo”, afirmou.
A Missão Internacional à China é realizada pela FIEMG e tem patrocínio máster da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), patrocínio ouro da Vale, patrocínio prata da Anglo American e patrocínio bronze da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) e da Construtora Barbosa Mello.
Thaís Mota
Imprensa FIEMG