A 19ª turma do Programa de Desenvolvimento de Conselheiros foi concluída com a formatura, realizada nessa terça-feira (19/5), pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL). O encerramento reuniu virtualmente professores, alunos e a equipe responsável pelo do projeto e foi transmitido da sede da FIEMG, em Belo Horizonte.
Flávio Roscoe, presidente da Federação, que participou do evento, parabenizou os novos 59 conselheiros pela participação e pelo engajamento no curso, iniciado em março, e ressaltou a qualidade dos professores e, por consequência, do programa. Roscoe considera que a troca de informações e experiências proporcionada pelos alunos, a partir do conhecimento de cada um, é enriquecedor para a turma.
Além disso, ele lembrou que um dos objetivos do programa é melhorar o nível de governança nas organizações em Minas Gerais. “Gostaria de convidar a todos para participar de maneira mais ativa na vida associativista porque, na prática, o ambiente de negócios melhora ou piora na medida em que nós, empresários, estamos engajados na defesa dos interesses do setor produtivo e da sociedade”. Assim como nas turmas anteriores, Flávio Roscoe sugeriu que os conselheiros falem para o IEL as suas impressões do curso visando à melhoria constante do projeto.
Orador dos docentes e professor da disciplina de finanças, Ricardo Salera agradeceu à turma pelo empenho ao longo do curso e disse que a formatura representou “um momento marcante na jornada profissional dos conselheiros”. Salera entende que o programa alcançou um nível de maturidade que pode ser comprovado pelo conteúdo abordado e os debates sobre assuntos estratégicos do setor corporativo. Nesse contexto, o professor acredita que “o curso é uma base importante para que um profissional atue em conselhos de administração com sabedoria e habilidade, especialmente nas tomadas de decisão que impactam as empresas”.
A sócia fundadora e diretora da Tendências Consultoria, Denise Paschoal, e o presidente do Sindicato dos Proprietários de Jornais, Revistas e Similares do Estado de Minas Gerais (Sindijori), Rodrigo Fernandes, foram os oradores da 19a turma. Em suas falas, ambos agradeceram ao IEL pela realização do curso, aos professores e aos alunos pelo aprendizado e conhecimento compartilhados, respectivamente. A formatura foi marcada pela entrega simbólica do certificado de conclusão do programa para os conselheiros, que receberam ainda uma homenagem do IEL.
A gerente de Educação Executiva e Hub de Carreiras do Instituto Euvaldo Lodi, Rejaine Almeida, ao encerrar a cerimônia, fez coro com os demais participantes e evidenciou a qualidade do curso, incluindo os alunos, professores e os profissionais responsáveis, a sua contribuição para o ecossistema de educação executiva no país. “Nós estamos gratos e felizes porque nós acreditamos que aquilo que foi prometido foi entregue ao longo dessa jornada, que eu tenho certeza que foi incrível”, afirmou. Rejaine salientou a diversidade de perfis profissionais e gênero como uma das características marcantes do projeto.
Além das aulas expositivas no formato remoto, a recém-formada turma do Programa de Desenvolvimento de Conselheiros teve experiências enriquecedoras, como a elaboração e apresentação do trabalho de conclusão de curso, chamado de Board Case, e as visitas ao Centro 4.0 e ao CIT, ambos do SENAI.
Clique aqui e veja mais fotos do evento
Rafael Passos
Imprensa FIEMG