Nesta quarta-feira, 20 de setembro, a sede da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), em Belo Horizonte, foi palco de um importante evento para o futuro da infraestrutura de transporte da capital mineira: o “Projeto Forte e Compre Bem PRO INFRA”. O projeto é um desdobramento das iniciativas “Projeto Forte” e “Compre Bem” da FIEMG, com foco no setor de infraestrutura, visando impulsionar a reforma e expansão do sistema de transporte metroviário de Belo Horizonte.
Um Caminho para a Expansão Metroviária
O evento teve início com uma abertura solene realizada pelo vice-presidente da FIEMG e presidente da Comissão de Infraestrutura, Emir Cadar, que deu boas-vindas aos participantes e apresentou uma visão geral do evento e de seus objetivos.
“Estamos passando por um novo momento da infraestrutura em Minas Gerais, com vários investimentos em novos projetos. A importância desse encontro é conectar empresas capazes de entregar todos os serviços que a equipe do Metrô BH precisa aqui em Minas Gerais. Esse é o grande papel da Federação das Indústrias, colocar diante de um projeto contratante, fornecedores de serviços, materiais e equipamentos que podem ser contratadas”, explica.
O presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, também se pronunciou agradecendo o empenho de todos os envolvidos nas melhorias do sistema metroviário da capital. “É uma demanda muito importante para Minas Gerais e para a indústria, não só pela mobilidade, que tem essa oportunidade para o investimento da infraestrutura e a oportunidade de vocês engajarem e tornarem o projeto mais sustentável”, diz Roscoe.
Na sequência, o CEO da Metrô BH, Guilherme Bastos Martins, empresa vencedora do processo de privatização do sistema de transporte metroviário da capital mineira, apresentou o projeto de investimento e expansão do metrô, delineando as ambições para um sistema mais moderno e eficiente.
Martins apresentou o projeto de uma segunda linha para o metrô, com sete novas estações, passando pela região do Barreiro. E informou que serão 19 revitalizações na linha atual, sendo dez delas com conclusão prevista para 2024 e as outras nove, para 2025. “É um processo que demanda maturação e calibração. Precisamos colocar de pé um projeto dessa envergadura, para deixar tudo a ponto de estar funcionando a partir do fim do ano”, ressalta.
A apresentação do processo de homologação de fornecedores ficou a cargo do gerente de suprimentos da Metrô BH, Antônio Flávio Salles. Ele abordou critérios e detalhes para a seleção de fornecedores potenciais, frisando a priorização de empresas com CNPJ registrado em Minas Gerais, em uma iniciativa que visa fomentar o desenvolvimento local e gerar oportunidades de negócios no estado.
Rodada de Negócios
Após um período dedicado a perguntas e respostas, no qual os participantes puderam esclarecer dúvidas e apresentar suas considerações sobre o projeto. Todos foram convidados para as rodadas de negócios. O momento foi destinado para que construtoras de obras civis e industriais, além de fornecedoras de manutenção de máquinas e equipamentos ferroviários, pudessem apresentar suas propostas e estabelecer conexões valiosas no setor.
Esta iniciativa é parte integrante do Projeto Forte e Compre Bem PRO INFRA, desenvolvido pela FIEMG através do Conselho de Infraestrutura, e conta com o apoio da InvestMinas, atuando como um facilitador no cenário de infraestrutura de Minas Gerais.
O “Projeto Forte e Compre Bem PRO INFRA” surge como uma ponte essencial para o avanço infraestrutural da capital mineira, abrindo portas para oportunidades de negócios sustentáveis e inovadoras no setor de transporte metroviário. A expectativa é que este seja um passo significativo na jornada para uma Belo Horizonte mais moderna e conectada.
Veja abaixo as fotos do evento “Projeto Forte e Compre Bem PRO INFRA”:
Ana Paula Motta
Imprensa FIEMG