Montes Claros reafirmou sua posição de destaque no cenário industrial farmacêutico nacional, na tarde de quinta-feira (11/09), durante a cerimônia de posse da nova diretoria do Sindicato Intermunicipal das Indústrias Químicas e Farmacêuticas de Montes Claros (QUIFARMO).
O evento, realizado no auditório do Novo Clube da farmacêutica Novo Nordisk, em Montes Claros, reuniu executivos de grandes empresas instaladas no Polo Farmacêutico da cidade e autoridades municipais, estaduais e federais e foi presidida por Flávio Roscoe, presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG). Também participou da cerimônia, o prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães.
São associadas ao QUIFARMO, multinacionais e indústrias de referência no setor, como Novo Nordisk, Eurofarma, Cristália, Hipolabor, Vetbras e União Química, que fazem de Montes Claros um dos maiores polos farmacêuticos do Brasil. O conjunto dessas empresas tem transformado o Norte de Minas em referência nacional em tecnologia e inovação na produção de medicamentos.
Ao tomar posse como presidente do QUIFARMO, o diretor executivo da EUROFARMA, Walker Lahmann, destacou que “nesse cenário de fortalecimento do Polo Farmacêutico local, o Sindicato desempenha papel estratégico na defesa dos interesses do setor, na valorização da mão de obra local e no fortalecimento da imagem de Montes Claros como centro produtivo de relevância nacional”.
Ele explicou que a entidade também atua de forma direta na promoção do crescimento econômico e social da região, ampliando a inserção do Norte de Minas no mapa da indústria farmacêutica brasileira. “Montes Claros se transformou em uma das três cidades em destaque na indústria farmacêutica no Brasil”, afirmou o executivo.
Parcerias
Durante o evento, foi formalizada uma parceria entre entidades e o QUIFARMO, representando a cooperação entre eles com objetivo de promover o desenvolvimento e buscar soluções conjuntas, reforçando a integração e a representatividade do setor. O Acordo de Cooperação foi assinado com a ABIFINA (Associação Brasileira das Indústrias de Química Fina, Biotecnologia e suas Especialidades) SINDUSFARMA (Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos), Grupo Farma Brasil, ALANAC (Associação dos Laboratórios Farmacêuticos Nacionais), SINDUSFARQ (Sindicato das Indústrias de Produtos Farmacêuticos e Químicos para Fins Industriais no Estado de Minas Gerais) e PROGENÉRICOS (Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos e Biossimilares)
Medalha
Três personalidades ligadas à defesa dos interesses da indústria, foram homenageadas no evento. Elas receberam a “Comenda Marcos Luiz dos Mares Guia”, criada para homenagear um dos maiores pioneiros da ciência brasileira. Médico, professor, pesquisador de destaque na bioquímica e na biotecnologia, o homenageado foi fundador da Biobrás em Monte Claros (hoje Novo Nordisk), onde liberou o desenvolvimento da insulina humana e recombinante, tornando o Brasil referência mundial na produção desse medicamento.
Receberam a Medalha, o diretor da ANVISA, Romison Rodrigues Mota; o deputado estadual Gil Pereira, e o presidente da Regional Norte da FIEMG, Adauto Marques Batista.
Rosangela Silveira
Imprensa FIEMG Regional Norte