O compromisso com a sustentabilidade, as boas práticas e as políticas inclusivas são alguns dos diferencias na 34ª edição do Minas Trend. O evento que ocorre de 21 a 23 de outubro, no BH Shopping, em que o tema “A moda se move com você”, corrobora, não apenas, a força do setor produtivo, mas principalmente a capacidade de se reinventar, de se adaptar e de inovar como forma de alavancar o mercado.
É nessa esteira que segmentos do vestuário, kids e joias mostrarão nos estandes não somente as últimas novidades em marcas autorais, mas peças e acessórios que traduzem conceitos e paradigmas de quem acredita em mudanças de comportamento e de atitudes. Tudo isso mostra a importância da ESG também na moda, por meio da adoção e da disseminação de práticas ambientais voltadas à transparência e à responsabilidade social. Uma moda que se coloca na vanguarda, focada em questões como o uso correto dos recursos, formas de descarte, condições adequadas de trabalho, oportunidades de geração e renda, em meio a processos cada vez mais transparentes e éticos. Processos que passam por escolhas conscientes e responsáveis, por meio do emprego de tecnologias limpas, duráveis e regenerativas.
Uma cadeia fundamental, que começa no produtor, passa pelo fornecedor, por quem vende, por quem compra e por quem acredita em mudanças. Uma cadeia produtiva do bem, cujos atitudes que fazem a diferença na sociedade, superam às expetativas de um público consumidor que sabe o que quer, contribuindo para um novo olhar de futuro, com justiça e responsabilidade social.
Foto: Marca RQ
De Uberlândia, a mineira Raquel de Queiroz é apaixonada por moda e possui especialização em renomadas instituições internacionais de Milão e Paris. Em 2024, celebrou 36 anos de ateliê e 11 anos da atual marca, reconhecida pelos vestidos de festa exclusivos que unem sofisticação e emoção. Com um olhar sensível e atenção aos detalhes, Raquel transforma sonhos em realidade, criando peças únicas que contam histórias e eternizam momentos.
Na marca Raquel de Queiroz (RQ), tudo isso foi construído em meio a peças autorais desenvolvidas à mão, no verdadeiro estilo handmade, autênticas e de acabamento impecável. “Temos um primoroso trabalho feito à mão por um time de mulheres habilidosas e competentes, supervisionado por mim”, conta Raquel. “Um trabalho que me enche de orgulho, principalmente em ver o crescimento dele e a diferença que faz na vida de tantas mães que precisam, mas não podem sair de casa para trabalhar, porém, conseguem desenvolver essa atividade em casa. A importância dele é gigante e gratificante; para mim, se tornou um propósito junto à RQ”, comenta.
E acrescenta: “Um projeto que me inspira como mãe, avó e profissional. Tenho certeza que esse é o legado que aqui quero deixar enquanto aqui estiver. Acabamos de lançar uma segunda marca e esse é um dos principais objetivos dela. Orgulho em pensar em quantas vidas já transformei e tantas que ainda vou transformar. Hoje, aos 60 anos, eu sou só gratidão.”
Governança – A Reserva, parte do grupo Azzas 2154, entende a ESG como um pilar estratégico para a competitividade e longevidade do negócio, integrando metas ambientais, sociais e de governança à estratégia global da companhia. Três pilares norteiam essa estratégia: moda mais ética e transparente; moda mais justa e bela e moda mais limpa e responsável. Por meio do endereçamento dessas três frentes a empresa agrega valor aos produtos e serviços em colaboração e contribuição mútua com a cadeia, clientes e parceiros em busca de um futuro mais justo, ético e sustentável.
Reserva Circular – Foto: Campanha Reserva
Das ações que traduzem o exercício dessa estratégia nas marcas da Reserva, destacam-se a Reserva Circular que recolhe peças em fim de uso para uma destinação ambientalmente adequada; a Certificação ABVTEX para os fornecedores contratados e subcontratados e o Projeto 1P=5P. Uma das principais iniciativas sociais, convertendo cada peça vendida em cinco pratos de comida destinados a pessoas em insegurança.
Como resultados, em 2024, foram coletados 250,8 kg de produtos pós-consumo com o Reserva Circular; totalizando 100% dos fornecedores diretos de produtos com certificação ABVTEX, além de mais de 150 milhões de pratos de comida complementados para pessoas em insegurança alimentar. A empresa recebeu a certificação B e sagrou-se vencedora dos Prêmios Visão Consciente, da Fecomércio RJ e Prêmio Firjan de Sustentabilidade.
Joias – A LBF Joias Folheadas, fundada em 2010 por Léia Moraes, em parceria com a filha, Brunna Moraes, nasceu com o propósito de democratizar o acesso a joias de alta qualidade e incentivar o empreendedorismo feminino. Em 2025, a LBF celebra 15 anos de história, consolidando-se como uma das principais referências da joalheria folheada nacional. Com dois showrooms físicos, e-commerce próprio e atendimento personalizado via WhatsApp, a marca atende clientes em todo o mundo e participa das principais feiras do setor, como Minas Trend, Bijoias, FIBA e Milano Fashion & Jewels. O portfólio reúne joias folheadas de alto padrão, com banhos exclusivos LBF Gold, LBF Silver e LBF Rhodium, divididas em quatro moods que refletem o estilo e a versatilidade da mulher contemporânea: Essential – joias minimalistas e atemporais New Classic – releituras modernas de clássicos Mix & Match – combinações criativas de materiais e banhos Trend – peças com estética contemporânea e ousada A partir dessa trajetória nasceu a Steelship, submarca da LBF criada para um público jovem, urbano e dinâmico.
LBF Joias Folheadas – Foto: Douglas Moreira
A LBF e a Steelship mantêm projetos de impacto social e ambiental, integrando os pilares do ESG e reafirmando o compromisso com o design, a sustentabilidade e a inovação na joalheria brasileira. Ambas atuam nas práticas de ESG de forma integrada nos três pilares: ambiental, social e governança, incorporando esses princípios em toda a cadeia produtiva e modelo de negócio.
A LBF é uma empresa fundada e liderada por mulheres, com quadro majoritariamente feminino. Investe em capacitação e empreendedorismo feminino, oferecendo oportunidades de renda e autonomia por meio de seu modelo de revenda e de parcerias com associações artesanais, como a RENASCI, do Cariri paraibano.
A ESG é a base estratégica da LBF, não apenas uma diretriz, mas um compromisso com o futuro da joalheria e com o impacto positivo da moda brasileira. Entende que as práticas ESG fortalecem não apenas a imagem da empresa, mas também a confiança do consumidor, a longevidade dos produtos e a responsabilidade social.
Sobre a participação no desfile da semana de moda em Milão, em 2025, a LBF e a Steelship foram selecionadas para desfilar em Milão na quarta edição do evento internacional Beyond the Claim: Makers Matter, organizado pela Friend of the Earth como parte da Italy Eco-Fashion Week. Durante o evento, as marcas apresentaram a coleção Entre Fios e Futuro, desenvolvida em parceria com a RENASCI – Associação de Artesãs de Monteiro (PB), utilizando renda renascença, metais reciclados e técnicas de upcycling a partir de peças com defeito. A coleção foi destaque por unir sustentabilidade ambiental, inovação e valorização cultural brasileira. O desfile representou um marco de reconhecimento internacional para o grupo, reafirmando as práticas ESG e o compromisso com o design responsável, a ética e o propósito.
O Minas Trend é uma realização da FIEMG, por iniciativa de sua Câmara da Indústria de Insumos e Transformação do Vestuário, Calçados e Acessórios, e suas entidades SESI e SENAI, com patrocínio da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) e apoio máster do Sebrae Minas.
34ª edição do Minas Trend
Data: 21 a 23 de outubro de 2025
Horário: 10h às 20h
Local: BH Shopping | Piso Ouro Preto, BR-356, 3049, Belvedere, Belo Horizonte – MG
Imprensa FIEMG