Nos dias 20 e 21 de agosto, o SENAI Minas Gerais recebeu o 1º Encontro de Interlocutores da Aprendizagem Industrial, promovido pelo Departamento Nacional do SENAI e sediado pelo SENAI Minas Gerais. O evento reuniu cerca de 40 representantes dos Departamentos Regionais de todo o país que atuam diretamente como interlocutores do programa.
O encontro teve como objetivo fortalecer a Aprendizagem Industrial em âmbito nacional, promovendo alinhamento de estratégias, troca de experiências e a construção de soluções para ampliar o alcance do programa em todo o Brasil.
Segundo Felipe Morgado, superintendente de Educação Profissional e Superior do SENAI (Departamento Nacional), a aprendizagem representa o que há de mais avançado na Educação Profissional: “A aprendizagem é o estado da arte da Educação Profissional, porque além de formar o jovem, oferece um trabalho. E reunir todos os estados para troca de experiências e alinhamentos visa ampliar a oferta no Brasil. Além de conectar os jovens a oportunidades de emprego, quando realizada em parceria com a indústria, a aprendizagem possibilita a elevação da competitividade, da transferência de inovação e tecnologia, impulsionando a indústria e contribuindo para o desenvolvimento social”, disse.
A programação também contou com a participação de empresas parceiras, como Bosch e TSEA Energia, que apresentaram cases de sucesso sobre a execução do programa em seus quadros. Ambas destacaram como o modelo de atendimento customizado do SENAI às empresas tem impactado diretamente na retenção de talentos e na construção de trajetórias profissionais mais sólidas para os jovens aprendizes.
“A aprendizagem, além de conectar os jovens a oportunidades de emprego, quando realizada em parceria com a indústria, possibilita a elevação de sua competitividade, da transferência de inovação e tecnologia, impulsionando a indústria e contribuindo para o desenvolvimento social”, destacou o chefe de Treinamento da Bosch, Fabio Silveira.
Já a coordenadora de Atração e Desenvolvimento da TSEA, Flaviane Ambrósio, ressaltou o quão enriquecedora foi a experiência. “Reafirmamos aqui nosso compromisso em investir no desenvolvimento de talentos e na abertura de caminhos para jovens que desejam construir uma carreira no setor industrial especialmente em um cenário de escassez de mão de obra qualificada. Sentimos orgulho em fazer parte dessa jornada, pois acreditamos no poder transformador da educação e na força da parceria entre empresa e instituição de ensino para preparar profissionais que farão a diferença no futuro da indústria”, concluiu.
De acordo com Ricardo Aloysio, gerente de Educação e Tecnologia do SENAI MG, o encontro reflete o reconhecimento da atuação mineira no tema. “O evento contou com a participação dos 27 estados da Federação mais o Departamento Nacional, e Minas foi escolhido para sediá-lo justamente pelos resultados do nosso programa de aprendizagem industrial, que é referência para vários outros estados. O objetivo foi nivelar informações sobre as novas resoluções e indicadores da aprendizagem, além de traçar estratégias para melhor atender a indústria. Tivemos também uma rica troca de boas práticas, que ocupou boa parte da programação”, disse.
Com a realização do encontro, o SENAI reafirma seu compromisso de aproximar educação e indústria, garantindo que a Aprendizagem Industrial siga como um instrumento essencial para o desenvolvimento social e para a formação de mão de obra qualificada em todo o país.
Thaís Mota
Imprensa FIEMG