No dia 15 de outubro, o Sindicato das Indústrias de Meias de Juiz de Fora (Sindimeias-JF) reuniu suas empresas associadas na FIEMG Regional Zona da Mata para discutir iniciativas de formação de mão de obra qualificada. A reunião foi liderada pelo presidente do Sindicato, João Luís Rocha do Amaral, e teve como foco a apresentação de um curso de Operador de Tear Circular a ser oferecido pelo SENAI Juiz de Fora – CFP José Fagundes Netto. O objetivo é formar profissionais capacitados para o setor e facilitar sua inserção no mercado industrial local.
Durante o encontro, a pedagoga Sandra Batista e o supervisor técnico Albert Figueiredo detalharam o curso, que terá início em 2025, apresentando os componentes de seu quadro curricular, com 800 horas de carga horária total. A iniciativa integra o programa de Aprendizagem Industrial, que oferece capacitação gratuita para jovens e adolescentes por meio de atividades teóricas e práticas. O SENAI ficará responsável pela seleção e matrícula dos candidatos, encaminhamento às empresas para os procedimentos de contratação e pela efetiva ministração do curso.
O aprendiz poderá realizar sua prática na empresa de maneira concomitante ao curso ou sequencial, permitindo que o aprendiz realize as atividades práticas na empresa durante ou após a formação. E a modalidade de contratação é simples, com vigência durante o período da capacitação.
De acordo com o presidente do Sindimeias-JF, João Luis Amaral, o curso de Operador de Tear Circular é uma resposta à crescente demanda por mão de obra especializada nas indústrias de meias, ajudando a fortalecer a produção local. “Além de contribuir para o desenvolvimento do setor, a iniciativa cria oportunidades para jovens ingressarem no mercado de trabalho com uma qualificação sólida”, declara.
A reunião reforçou a importância de ações coordenadas entre o Sindimeias-JF e o SENAI para preparar profissionais que possam atender às necessidades específicas do setor.
.
Graciele Vianna
Imprensa FIEMG