Aconteceu no dia 05 de maio a primeira edição do evento ‘Road Show: Promovendo as Relações Comerciais Itália – Minas Gerais’, realizado em parceria com a Prefeitura de Poços de Caldas, a FIEMG – Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, a Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior de Minas Gerais – INDI, a CNI – Confederação Nacional da Indústria, e apoiado pelas empresas Ferrero e Ventana Serra.
O evento, realizado no Palace Hotel, em Poços de Caldas, foi destinado ao empresariado e teve como finalidade trazer oportunidades e fortalecer as relações entre a Itália e o Brasil. A troca de experiências entre os convidados visou explorar oportunidades de negócios com empresas italianas, por conta do forte vínculo comercial e também cultural, com Minas Gerais.
Além da presença de autoridades como o prefeito municipal, Sr. Sergio Antônio Carvalho de Azevedo e o Secretário de Desenvolvimento, Sr. Franco Martins, a participação da FIEMG Regional Sul, na pessoa de seu vice-presidente, Sr. Rodrigo Costa Batista, reforçou o compromisso da casa da indústria em promover o desenvolvimento econômico e industrial da região, atuando como agente fortalecedor para o comércio e a indústria mineiros.
“A Câmara de Comércio Italiana de Minas Gerais tem sido uma ponte fundamental, atuando como facilitadora das relações entre a Itália e o Brasil, incentivando o intercâmbio de experiências nos diferentes setores econômicos e intermediando atividades diplomáticas. Esse road show é um passo importante para estabelecer uma relação mais forte e duradoura entre a Itália e Minas Gerais, e estou certo de que este evento trouxe grandes benefícios para todos os participantes e suas empresas”, afirmou o vice-presidente da Regional Sul e presidente do SINDUSCON POÇOS, Sr. Rodrigo Costa Batista.
Fundada em 1995, e reconhecida pelo governo italiano em 1998, Câmara de Comércio Italiana de Minas Gerais se define como um ambiente para promover negócios e relacionamentos. A instituição fomenta as relações bilaterais entre a Itália e o Brasil, bem como conexões entre todos os grandes mercados mundiais, promovendo o intercâmbio comercial em âmbito global.
A entidade integra também uma rede mundial, composta por mais de 80 câmaras de comércio italianas, que dão suporte a 18.000 associados, em 58 países. Ao promover serviços e produtos, em esfera global, essa rede se torna fundamental no processo de internacionalização das empresas, e entre as soluções apresentadas pela Câmara, estão ainda a realização de feiras internacionais, prospecções comerciais, agendas de encontros e missões empresariais.