Na noite de segunda-feira, 21 de outubro, a presidente do SINDVINHO MG, Heloisa Bertoli, participou ativamente do I Encontro de Produtores de Vinhos com Representantes de Bares e Restaurantes de Minas Gerais, uma iniciativa pioneira idealizada pelo governador Romeu Zema.
O evento, realizado com o apoio do SEBRAE Minas, CDL BH, ABRASEL e do SINDVINHO MG e UVA, reuniu mais de 20 produtores de vinhos mineiros, 50 representantes do setor de bares e restaurantes e mais de 20 sommeliers.
O encontro teve como objetivo principal fortalecer a presença dos vinhos de Minas Gerais, que já são reconhecidos e premiados, nacional e internacionalmente, nos cardápios de estabelecimentos locais. Durante o evento, foram realizadas rodadas de negócios que, mesmo sem números oficiais divulgados, já se mostraram um sucesso.
Durante o evento, Heloisa Bertoli, presidente do SINDVINHO MG e da Câmara Nacional do Vinho, reforçou em sua fala a relevância da campanha Vinho Legal, lançada em outubro: “A Campanha Vinho Legal se trata de sensibilizar o consumidor para a importância do consumo de vinhos de origem segura e regulamentada. Estamos aqui em nome do vinho bem feito, bem elaborado, que é o vinho de Minas Gerais, e precisamos valorizar a produção local, reconhecida pela sua qualidade. Em nome da Câmara Nacional do Vinho, convido a todos para participar dessa campanha, pois o movimento Vinho Legal precisa ser um esforço em conjunto, envolvendo produtores, consumidores, bares e restaurantes. O contrabando e o descaminho, além de não gerarem tributo, representam um risco muito maior à saúde, porque não se sabe o que realmente há na garrafa. A falta de controle nesses produtos compromete a segurança do consumidor. Nosso foco com a campanha é conscientizar sobre os perigos de consumir vinhos de origem duvidosa, como os de contrabando e falsificação, que podem trazer sérios riscos à saúde. Os bares e restaurantes são fundamentais nessa luta, ao apoiarem e oferecerem em seus menus vinhos legais e certificados, garantindo a qualidade e segurança para o público. Juntos, podemos fortalecer ainda mais o setor e proteger nossos consumidores.”
A campanha, que une diversas entidades e o Governo de Minas, segue o mote #vinholegalésaúde e #campanhavinholegal, destacando o papel do vinho na cultura gastronômica mineira e seu impacto positivo no desenvolvimento econômico do setor.
O encontro rendeu bons frutos e promete ser um marco para a expansão do mercado de vinhos no estado, com a expectativa de novas edições no futuro, reforçando o potencial do setor vitivinícola mineiro.