A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as Diretrizes Curriculares do Município de Uberlândia (DCM) enfatizam a necessidade da educação ser voltada para a formação humana integral, a fim de construir uma sociedade justa, democrática e inclusiva; e também para o uso das tecnologias nos processos educacionais; com isso, a prefeitura de Uberlândia, em um projeto inédito em Minas Gerais vai ofertar para alunos das escolas municipais, aulas com conteúdos de tecnologia, programação e afins, através da estrutura e expertise do SESI MG (Serviço Social da Indústria).
O serviço prestado será de ensino de tecnologias integradas aos componentes curriculares já trabalhados nas escolas, de acordo com a BNCC da computação, para o desenvolvimento de projetos de inovação tecnológica para aos alunos do Ensino
O SESI é a maior rede de ensino privado do estado e será responsável por fornecer todos os equipamentos, softwares, ferramentas e sequências didáticas que foram desenvolvidas pelos nossos profissionais e serão executadas também por profissionais SESI, devidamente capacitados, e todo acompanhamento dos trâmites da iniciativa que leva o nome em Uberlândia de “Digitando o futuro”.
O início oficial do projeto foi realizado na tarde de ontem (7) na Escola Municipal Domingos Pimentel de Ulhôa em Uberlândia, triângulo mineiro. Participaram do lançamento o presidente da FIEMG Regional Vale do Paranaíba, José Alves, o gerente da Unidade SESI em Uberlândia, Cláudio Galvão, a gerente de educação básica do SESI MG, Flávia Bento, a coordenadora do NITE SESI MG, Mariana Rodrigues, a pedagoga do SESI Uberlândia, Paula Adriana e a coordenadora de operações também do SESI, Valda Helena, César Campos, agente de relacionamento com mercado, o prefeito Odelmo Leão, a secretária de educação Tânia Toledo, além da equipe do CEMEPE Uberlândia (Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais) e a imprensa local.
Serão atendidas 31 escolas, 13 na zona rural e 18 no perímetro urbano; e as temáticas ministradas em sala de aula são as seguintes: pensamento computacional; linguagem de programação; cultura maker; gamificação 2D e 3D;robótica;modelagem e impressão 3D; realidade virtual;realidade aumentada; domótica;sistemas NFC e RFID; inteligência artificial; programação de drones; desenvolvimento de aplicativos; metaverso e IoT (Inteligência das coisas).
A fim de auxiliar no processo de ensino aprendizagem das turmas, também será utilizado durante as aulas um software de Inteligência Artificial capaz de promover conceitos de codificação, como: Lógica, Algoritmos, Sequenciamento, Loops e Declarações condicionais, utilizando-se de conceitos de Inteligência Artificial e Machine Learning, como reconhecimento de rosto e texto, reconhecimento de fala e assistente virtual, treinando modelos de ML como imagem, pose e áudio, jogos baseados em IA. Os atendimentos dos estudantes ocorrerão uma vez por semana em aulas de 50 minutos e a estimativa é atender 21 mil crianças.
Pioneirismo
O SESI MG é conhecido por se dedicar a metodologias educacionais que envolvam inovação e tecnologia, prova disso é a atuação do NITE que permeia as escolas de todo o estado. Contudo, o projeto em questão é o primeiro a ser desenvolvido pela entidade, e compõe o que chamamos de ‘Tec Educa’, um programa do SESI que envolve 3 pilares: oficinas de robótica, o ‘lab tec’ e os chamados ‘tec educacionais’. Este último item, descrito acima, corresponde ao projeto implementado em Uberlândia, pela primeira vez em Minas Gerais.
“É emocionante ver o projeto começar depois de todo o processo de preparação e execução. Agora seguimos na expectativa muito positiva de acompanhar como os alunos vão vivenciar tudo isso na prática.” afirmou a gerente de educação básica do SESI MG, Flávia Bento.
A coordenadora do NITE, Mariana Rodrigues, também frisou uma informação importante no que se refere ao treinamento dos professores responsáveis por ministrar as aulas. “Como se trata de uma iniciativa pioneira, concomitante ao planejamento e andamento do projeto, nós treinamos estes educadores, em uma parceria de sucesso entre o SESI e o SENAI já que o conteúdo traz muitas informações técnicas também. Mais um desafio que encaramos e que tem dado muito certo.”
A equipe do SESI Guiomar de Freitas em Uberlândia também participou de todos os detalhes desde a concepção até o lançamento de ontem; o gerente da Unidade, Cláudio Galvão destacou que este tipo de iniciativa oportuniza a sociedade como um todo conhecer os diferenciais do SESI.
“Oportunidades como esta apresentam para a sociedade em geral toda a expertise do SESI em especial nas temáticas de inovação e tecnologia. Dentro da escola nós já ofertamos uma série de opções para os alunos em relação a robótica, programação, desenvolvimento de soft skills etc, mas ver todo este conteúdo ultrapassando os muros da escola é muito gratificante.” disse Galvão.
A pedagoga e supervisora educacional Paula Adriana, também frisou do quão importante é socialmente e culturamente esta iniciativa para o futuro das crianças atendidas. “Esta iniciativa toca o futuro de toda uma geração em nosso município, e fazer parte desta ação tão transformadora através da equipe SESI é muito gratificante para quem acredita no poder da educação.”
A previsão de duração do projeto está prevista para 18 meses com possibilidade de renovação por mais 3 anos. Confira os detalhes do lançamento do projeto bem como do desenvolvimento durante o ano letivo nas redes sociais da FIEMG Regional Vale do Paranaíba, do SESI MG e do SESI Guiomar de Freitas Costa.