Rejane Nascimento, executiva sindical do Sindivestu Uberlândia, foi escolhida como representante oficial dos sindicatos vinculados a FIEMG Regional Vale do Paranaíba no chamado Comitê Sindical, iniciativa do DS (Desenvolvimento Sindical) da FIEMG cuja o objetivo é mapear e atender de maneira mais assertivas as demandas dos sindicatos presentes no Estado de Minas Gerais.
Cada Regional da FIEMG, realizou uma votação entre as executivas sindicais, para escolher a representante local do Comitê proposto pela DS. E na FIEMG Regional Vale do Paranaíba a escolhida por unanimidade foi a executiva sindical do Sindivestu (Sind. Ind. Vestuário de Uberlândia), Rejane Nascimento.
Rejane dedica sua vida ao Sindivestu há 35 anos e é referência em coordenação sindical não somente na FIEMG Regional, mas na Federação como um todo. “Eu entrei no sindicato em 1990, participei da seleção e fiquei em segundo lugar, na época o presidente da Regional era presidente do sindicato também, sr. Amaury. Quando ele me chamou para trabalhar ele falou que faríamos uma reestruturação, na época eram apenas 5 empresas associadas. Com isso, eu fui estudar todo o regulamento, sobre as empresas do setor, e assim começamos.”
Durante estas mais de 3 décadas, Rejane relembra os principais eventos que o Sindicato desenvolveu com a sua dedicação e expertise. “Foram várias capacitações técnicas, feiras, missões, a chamada FENIT, realizada em São Paulo que era considera uma das maiores feiras do vestuário do mundo…Nós realizamos também a feira Moda Brasil Central, com mais de 2 mil metros quadrados na época no pavilhão da ACIUB com muita visibilidade e prestígio para as confecções bem como para o Sindivestu.”
Outro evento que marcou a trajetória da coordenadora sindical eleita para o Comitê Sindical foi a Liquida Moda, realizada por mais de 10 anos no pavilhão da ACIUB em Uberlândia focada na venda varejo, e que começou para que as confecções pudessem vender seus estoques. O sucesso da feira ao longo destes anos foi tão robusta, que as empresas passaram a produzir para a feira em si, ao invés de vender somente os estoques.
Desta forma de 5 empresas associadas em 1990, o Sindicato associou mais cerca de 100 confecções nos primeiros anos de trabalho da Rejane.
A executiva sindical ainda frisou que o trabalho do Sindicato Empresarial no decorrer destes anos buscou também dar oportunidades e oferecer serviços aos trabalhadores das empresas com disponibilização via FIEMG SESI de trailers odontológicos, ginecológicos e de outros serviços, para atendimento aos colaboradores nas próprias indústrias.
Minas Trend
A 1ª edição do Minas Trend foi em 2007, a presidente do Sindicato neste período era Alba Lima.
“Eu e a Alba fazíamos um trabalho de gestão completo para com as empresas que iam para o Minas Trend, desde a identificação do potencial das empresas para participação até o pós feira; era um processo importante e minucioso, que fez toda diferença para o evento e também para o empresário que desejava expor lá. Era um trabalho realizado a várias mãos, de fato, mas com resultado surpreendente e que transformou a realidade de muitas confecções locais. Todas as empresas que são destaque hoje no cenário nacional e internacional da moda hoje, eu posso dizer com muito orgulho, todas passaram pelo sindicato. Letícia Manzan, Fabiana Millazzo, Raquel de Queiroz, Patrícia Bonaldi, Neusa Faria, etc.”
Profissional exemplo em transparência e dedicação
Alessiane Batoni, presidente da atuação gestão do Sindivestu, e Marcos Daniel, vice presidente, reforçam o comprometimento e paixão da coordenadora pelo Sindivestu.
“Há mais de 30 anos a Rejane dedica sua vida ao sindicato com muita competência, profissional rara. Dedicação e responsabilidade são suas marcas registradas, além de extremamente de confiança, tanto para mim como para toda diretoria, todos tem um carinho enorme com ela. Essa indicação não foi surpresa para nós, porque além do tempo de casa que ela tem, ela realiza um exímio trabalho. Sempre muito profissional, independente dos desafios da vida, uma profissional rara, que não deixa nenhum detalhe passar.” contou Batoni.
Marcos Daniel também destacou o carinho e admiração pela profissional. “É muito fácil falar da Rejane. A Rejane nos ensina muito sobre as burocracias do Sindicato, ela é uma grande inspiração, independente dos desafios particulares, a gente viu uma força gigante nela. É uma grande profissional que com certeza vai contribuir muito através desta indicação para o Comitê.”
Outra característica muito marcante da profissional é a ligação com a família. A filha Vitória Nascimento, ciente da escolha da Rejane no Comitê, faz uma homenagem e conta parte da sua relação com da mãe. “Falar da minha mãe é falar de força, inspiração e amor incondicional. Ela é, sem dúvida, a pessoa mais forte que eu conheço. Sempre que a vida tenta derrubá-la, ela se reinventa, encontra um novo caminho e segue em frente com coragem. Mesmo diante das maiores dificuldades, minha mãe sempre dá um jeito de recomeçar e faz isso com uma fé e uma garra que me emocionam. No lado profissional, então, é simplesmente admirável. Ela ama o que faz e isso transparece em cada detalhe do seu trabalho. Sempre dedicada, responsável e comprometida, é um verdadeiro exemplo para mim desde que sou criança. Cresci vendo nela o significado de responsabilidade, ética e paixão pelo que se faz. Dona Rejane é uma mulher excepcional. Quem tem o privilégio de tê-la por perto sabe que tem tudo. Ela ilumina os ambientes, inspira quem está ao lado e deixa marcas lindas por onde passa. Tenho muito orgulho de ser filha dela. E se existir outras vidas quero continuar sendo filha dela. Pois o maior privilegio que Deus poderia ter me dado foi ter tido ela e meu pai comigo todo o tempo!Tenho certeza de que, se meu pai estivesse aqui, ele diria tudo isso ou até mais. Porque a minha mãe sempre foi a maior admiração da vida dele. O brilho nos olhos dele ao falar dela dizia tudo. E hoje, eu carrego esse mesmo orgulho no peito.
Te amo mãe orgulho de cada passo seu.”
Acompanhe o Sindivestu Uberlândia pelo olhar da Rejane, que além de ser responsável desde o cotidiano do sindicato até grandes iniciativas, também abastece a rede social @sindivestuuberlandia
A primeira reunião do Comitê citado foi realizada no último dia 14/05, e terá seu conteúdo compartilhado com as demais executivas sindicais da FIEMG Regional Vale do Paranaíba na próxima reunião de coordenadoras dia 27/05.