Foi inaugurada na tarde desta quinta-feira (25) o Centro de Inovação em Sustentabilidade (CIS) na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Uberabinha. O projeto é o primeiro avanço em erlação a criação da primeira planta industrial do Brasil destinada à produção em larga escala de energia e fertilizantes a partir do lodo resultante do tratamento de todo o esgoto gerado no município. Participaram do ensejo, o representante da FIEMG Regional Vale do Paranaíba, o presidente do Sindmetal, senhor Arquimedes Rosa; a engenheira ambiental Ingrid Pacheco, representando o SENAI e 20 alunos 20 alunos do curso técnico em meio ambiente do SENAI, além de autoridades locais.
A engenheira ambiental e professora do curso de meio ambiente do SENAI, Ingrid Pacheco, pontuou a importância da iniciativa para a cidade de Uberlândia e região: “A Ação de visitação no centro de inovação da ETE uberabinha, teve a participação de 20 alunos do curso técnico em meio ambiente do SENAI. O evento foi um marco para a nossa cidade trazendo a importância dos estudos acadêmicos alinhados a aplicação prática na indústria, com enfoque no estudo do lodo gerado na ETE para transformação em biocarvão. A presença dos alunos no evento foi essencial para que pudessem acompanhar as novas tecnologias do mercado e da área de atuação dos mesmos.”
De acordo com o site oficial da prefeitura, proponente oficial do projeto, foi produzido pelo Centro de Inovação e Tecnologia, um estudo em pirólise, que é um processo de degradação termoquímica na ausência de oxigênio. O resultado desse estudo, contratado em julho de 2023, foi conduzido pela Campo e apresentado aos convidados. Trata-se de um projeto piloto inovador que converte rejeitos do tratamento de esgoto sanitário em produtos úteis para a agricultura e combustíveis renováveis. No caso da agricultura, a ideia é que o biocarvão, misturado com de pó de basalto, rico no solo de Uberlândia, forneça um adubo organomineral ainda mais potente. No caso dos biocombustíveis, o óleo de pirólise resultante deste processo pode ser utilizado para a aviação, no abastecimento de aeronaves.