Mudanças climáticas e alta do dólar tem contribuído para o aumento expressivo do preço do café. No ano passado, o preço do café moído teve aumento de 40% de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA) e a crescente se manteve no início de 2025. Os principais motivos para o aumento do preço do grão são os seguintes:
– Mudanças climáticas extremas (chuvas fortes e secas) o que por consequência diminui o estoque do grão
-Alta da exportação do produto, diminuindo, assim, a disponibilidade do mesmo no mercado interno
-Alta do dólar o que afeta diretamente a oferta no mercado nacional e internacional
Com isso, não somente o consumidor, bem como os estabelecimentos que servem o produto, tem sentido a alta no preço. As padarias são alguns dos principais estabelecimentos afetados, pela da alta não somente do café, mas também do trigo, material prima base para o pão e derivados.A alta do dólar, citada acima, também impacta diretamente no valor do trigo, em especial porque o Brasil importa cerca de 40% do trigo consumido internamente.
O presidente do Sindpan (SIndicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Uberlândia), Milton Inhaquitti, destaca que o valor a ser repassado ao consumidor final com este aumento vai variar de acordo com cada estabelecimento: “O preço do pão em Uberlândia hoje varia entre R$15 e R$27 o kilo, ou seja, cada local tem liberdade para ofertar o produto de acordo com as suas condições, o que vai definir uma média ou um valor mais adequado é próprio mercado através dos seus consumidores.”
Inhaquitti ainda reforça que os preços devem parar de subir a medida que o dólar também for se estabilizando ao decorrer do ano.
Marcelo Squarisi é proprietário da Panificadora Serv Pão e detalhou que já houve um aumento de preços em seu estabelecimento comercial: “Em relação ao café, o aumento em si varia de acordo com cada marca, mas no geral, foi de 20%; já o pão o aumento foi de aproximados 15%. Como estamos em período de férias escolares e as famílias viajam muito neste mês, ainda não conseguimos saber ao certo o quanto esta variação vai impactar no consumo final dos clientes, mas até o momento, a demanda segue como esperada para este período do ano.” afirmou o empresário.