Em 2024, o Governo Federal implementou a nova versão do programa Brasil Mais Produtivo. Com o foco na produtividade e na transformação digital para MPMEs do Brasil, a meta é impactar até 200 mil empresas industriais por meio das plataformas do programa e realizar mais de 90 mil atendimentos a micro, pequenas e médias empresas do setor.
Em Uberlândia, o SENAI é responsável pelos atendimentos aos MPMEs da indústria. Esta modalidade do programa é direcionada a empresas industriais, dentro da estratégia de otimização de processos industriais, a partir de consultorias e aperfeiçoamento profissional em manufatura enxuta e eficiência energética. Caso selecionada, a empresa pode garantir uma melhoria de no mínimo 10% em eficiência energética e 20% em produtividade, o que reforça o compromisso do SENAI com a qualidade dos processos e garante a elevação da indústria local.
Nesta primeira fase, O Brasil Mais Produtivo tem uma capacidade de atendimento para mais de 40 empresas uberlandenses, um número que pode ser ultrapassado, como afirma o Gerente da Unidade SENAI Uberlândia, Rogério Franco. “Esse ano nós temos como meta mínima o atendimento de 43 empresas. Contudo, o projeto será executado ao decorrer de quatro anos, então, caso a empresa não seja atendida em um primeiro momento, ela continuará cadastrada no nosso banco de dados, podendo ser selecionada posteriormente. O time do SENAI faz uma visita na empresa, e verifica a possibilidade da realização do programa, tudo muito simples e rápido, e o melhor: totalmente gratuito.”, reforçou.
O atendimento é gratuito e pode ser realizado em qualquer empresa, desde que ela possua no mínimo 5 funcionários e uma Classificação Nacional de Atividade Econômica (CNAE) industrial. Para participar basta se cadastrar no formulário disponível nas redes sociais do SENAI Uberlândia e da FIEMG Regional Vale do Paranaíba. Depois do cadastro, a equipe do SENAI realiza uma triagem e seleciona a empresa que possui características que atendem aos requisitos do programa. O novo Brasil Mais Produtivo é uma parceria entre SENAI, SEBRAE, EMBRAPII, Finep, BNDES, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e Governo Federal.