O SESI é a maior rede de ensino privado do estado e será responsável por fornecer todos os equipamentos, softwares, ferramentas e sequências didáticas, desenvolvidas por profissionais da instituição para o projeto chamado de “Centros Tecnológicos”, operacionalizado pelo SESI Uberlândia para a Prefeitura Municipal do Município.
As temáticas abordadas em sala de aula serão pensamento computacional, linguagem de programação, cultura maker, gamificação 2D e 3D, robótica;modelagem e impressão 3D, realidade virtual, realidade aumentada, domótica, sistemas NFC e RFID, inteligência artificial, programação de drones, desenvolvimento de aplicativos, metaverso e IoT (Inteligência das coisas).
Será utilizado durante as aulas um software de Inteligência Artificial capaz de promover conceitos de codificação, como lógica, algoritmos, sequenciamento, loops e declarações condicionais. Os atendimentos dos estudantes ocorrerão uma vez por semana em aulas de 50 minutos e a estimativa é atender 21 mil crianças.
Para ministrar em sala de aula os conteúdos acima, foram contratados 104 profissionais de educação para o atendimento das 31 escolas, sendo 13 na zona rural e 18 na área urbana. Para receber estes novos colaboradores o SESI Guiomar de Freitas Costa ofertou no último dia 5/2 (segunda), um treinamento específico com conteúdo técnico de boas vindas e conteúdo pedagógico com Cláudia Seixas, consultora educacional da Editora SESI BH, na qual ministrou uma dinâmica no formato de roda de conversa para acolher os novos professores.