De 16 a 18 de abril de 2024, o Centro de Convenções do Minascentro, em Belo Horizonte, vai receber a 31ª edição do Minas Trend, trazendo em primeira mão para lojistas de todo Brasil e as novidades da primavera/verão 2025. Considerado o maior salão de negócios da América Latina, o evento movimenta o cenário da Moda não somente em Minas mas em todo o Brasil, além do público internacional.
E em todas as edições da feira, o Sindivestu (Sindicato das Indústrias do Vestuário de Uberlândia) apoia e fomenta a participação de seus associados para geração de negócios.
Para a presidente do Sindvestu, Alessiane Batoni, o papel do sindicato em oportunidades como esta é estar ao lado da indústria oferecendo apoio e experiência para que o associado participe da melhor maneira possível. “O Sindivestu desempenha um papel crucial como facilitador, conectando empresas associadas ao Minas Trend. A participação neste evento não só amplia a visibilidade das marcas, mas também oferece oportunidades de crescimento e alavancagem no mercado da moda.”
Confira os associados Sindivestu que marcarão presença na 31ª edição do Minas Trend:
Bixugrillo
Fundada em 1980, a empresa começou como estamparia têxtil atendendo confecções da cidade de Uberlândia; e em meados de 2010, a marca Bixugrillo foi, de fato, criada.
A proposta da marca é atuar na área de moda casual e plus size no estilo Boho Chic, com modelagem amplas, tecidos de alta qualidade e conforto. De acordo com a proprietária Clerce Barbosa, a estampa esclusiva é um dos diferenciais da empresa. “Todas as estampas são criadas por mim, o tecido vem de fábrica totalmente branco e ele é estampado dentro de nossa nossa fábrica.” afirmou.
Em relação a participação no Minas Trend ela ainda destacou que as expectativas são muito positivas em especial para aumentar o alcance de vendas.
“Minhas expectativas para essa feira são as melhores possíveis, quero divulgar mais a nossa marca, ativar novos relacionamentos com lojistas do setor de Moda Casual, aumentar nosso leque de vendas em todo o Brasil. Sei que tenho um produto bom e bem diferenciado por oferecer roupas com estampas exclusiva e bem criativas.” destacou a empresária que também tem formação em Artes Plásticas.
Ateliê P.Zeroum
Fundado em 2012, o ateliê é referência nacional em bordados de luxo e atende as principais confecções não somente de Uberlândia mas de todo o país. Com destaque em bordados em pedraria, além de produzir, a empresa qualifica e forma profissionais para estilistas e lojistas do nicho.
Os sócios fundadores são Ediane e Fabiano Barbosa; Ediane iniciou sua expertise com bordados através de um curso realizado pelo grupo Patrícia Bonaldi, empresa no qual trabalhou por mais de 10 anos.
De acordo com Fabiano, o público atendido pela empresa está espalhado pelo Brasil: “Além das principais confecções de Uberlândia como Letícia Manzan, Raquel de Queiroz, Alexandrino, entre outras, atendemos lojistas de todo o país no segmento de luxo. Além disso, somos responsáveis por figurinos de algumas apresentações do quadro “Dança dos Famosos” no programa “Domingão com Hulk” da Rede Globo, tanto o ano passado como este ano também, sempre peças bordadas exclusivas.”
O ateliê já havia participado do evento diversas vezes mas como prestador de serviço através de suas linhas de produção, esta é a primeira vez que a marca estará presente apresentando suas peças autorais.
Glória Morais Ateliê
A marca “Gloria Morais” é assinada por 3 estilistas, as irmãs Janei e Simei Morais, naturais da cidade de Ituiutaba e da uberlandense Evyllen Kethlen. Tudo começou em 2001, quando Janei e Simei já trabalham juntas mas com um estilo “modinha”; porém sempre com o sonho de atuar com moda autoral.
As estilistas contam que tem ótimas expectativas para o evento esse ano, com a nova coleção que trás as ‘Entrelinhas’ da marca Glória Morais. “A participação da marca no prestigiado Minas Trend é um capítulo emocionante em nossa história, é a nossa segunda participação no evento, e afirmamos que esse lançamento promete ser ainda mais marcante do que nunca, trazendo tendências e inovação para o mercado de moda festa.” afirmaram.
“Entre uma linha e outra não há supostamente nada exceto o branco da página, da mesma maneira que o não-dito obviamente não foi escrito, logo, não pode ser lido. Entre as linhas, de dentro para fora, o mais íntimo da marca, trazendo oque acreditamos ser.”
Ainda de acordo com Janei, Simei e Kethleen, o que distingue os caminhos da marca é a sensibilidade no olhar para o inimaginável, trazendo novas silhuetas, um novo jeito de bordado, com o artesanato, que vem de forma plural, confirmando design único e criativo.
Ano passado na estréia da marca no Minas Trend, a coleção foi inspirada na história da própria marca para contar os detalhes que as empresárias percorreram até chegarem onde estão hoje.
Neusa Faria
Neusa Faria é uma marca uberlandense que produz moda festa há quase 20 anos, e um dos seus diferenciais é a numeração que vai até o número 52, dependendo da necessidade do cliente.
Esta é a 13ª vez que a confecção uberlandense participa do Minas Trend. O proprietário Fábio Faria contou que as primeiras edições em que sua marca esteve no evento foi através do subsídio da FIEMG e do Sindivestu.
“O Sindicato falava pra gente ir, mas a produção sempre com muito serviço e não íamos, até que me ofereceram subsídio por parte da FIEMG e Sindicato, e começamos a participar. Hoje os negócios que faço através da feira representam 50% da coleção de cada estação.”
Outra vantagem citada pelo empresário é a conexão que o Minas Trend proporciona entre clientes de localidades mais distantes. “Hoje eu tenho clientes de Natal (RN), São Luiz (MA), Belém (PA), Maringá(PR) entre outros. E eu consigo atingir todas estes lugares devido ao alcance do Minas Trend.”
Fábio Faria, proprietário da marca é químico de formação e Neusa Faria é o nome da irmã dele que também atuou na empresa por mais de dez anos.
Pauzzi (Conteúdo colaborativo com jornal O TEMPO)
Autodidata, tudo que Jessica Pauzzi aprendeu sobre moda foi com a mãe. Goiana, de 25 anos, cresceu praticamente no chão de fábrica e desde os 15 começou a trabalhar com ela, mas o gosto pelos bordados é, nas suas palavras, “desde que se entende por gente”. “Esta é uma tendência em Uberlândia, onde moro, é muito forte na cidade”, ela conta. Solicitada pelas amigas e colegas de faculdade, Jéssica começou a desenhar e confeccionar roupas de festa sob medida em seu ateliê. “Faço tudo, do croqui ao risco e, se precisar, bordo também”, explica a estilista.
A empresa já participou do Minas Trend em outras oportunidades, que é considerado um “divisor de águas” de acordo com a empresária citada, pois devido as conexões do evento, o mercado da Pauzzi foi fortemente expandido.
Sapphire:
A Sapphire up foi criada em 2014 para representar a moda mineira. Uma marca produzida por mulheres e feita para elas. Sempre com coleções amplas e sofisticadas, desenvolvidas artesanalmente por uma equipe altamente qualificada. A história começou há mais de 20 anos, com a estilista Alessandra Barbosa que ainda jovem ingressou no ramo da moda, aprendendo os segredos de modelagem e customizando o DNA das peças a partir da essência da marca. Com aproximados 10 anos de mercado, a Sapphire up tem se dedicado unicamente a produzir peças de alta costura modeladas para enaltecer a beleza das mulheres.
A expectativa pro Minas Trend é sempre alta de acordo com a proprietária Alessandra Barbosa. “O primavera verão é sempre melhor para roupa de festa; porque as vendas são mais elevadas já que os lojistas tem o ano todo para trabalhar. Nossa expectativa é sempre melhor que outono inverno. E aqui nosso trabalho é todo feito a mão, com muito carinho, então a gente coloca toda nossa energia e nosso amor mesmo nas coleções, estamos trabalhando bastante para entregar o melhor na próxima semana.” afirmou.
Acompanhe a participação dos associados ao Sindivestu nas redes da FIEMG Regional Vale do Paranaíba. Instagram: @fiemgregionalvp | Facebook: FIEMG Regional Vale do Paranaíba