
A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) e a Prefeitura de Uberlândia reafirmaram, nesta segunda-feira (23/2), a parceria institucional para viabilizar a instalação do primeiro Data Center de Inteligência Artificial da região Sudeste do país. O encontro entre o presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, e o prefeito do município do Triângulo Mineiro, Paulo Sérgio Ferreira, reforçou o apoio estratégico ao projeto da empresa norte-americana RT-One, que prevê um investimento inicial de R$ 6 bilhões no município. As obras devem ter início em maio deste ano.
O empreendimento será instalado na região Oeste de Uberlândia, às margens da MGC-497, e está na fase final de análise técnica pelo município para início das obras. O Data Center contará, na primeira etapa, com capacidade instalada de 100 MW, com plano de expansão para até 400 MW, operando com padrões internacionais de eficiência energética e utilizando 100% de energia renovável. A unidade também será a primeira do país a buscar certificação internacional de sustentabilidade.
Além de consolidar Uberlândia como polo estratégico da economia digital, o projeto deve gerar cerca de 2 mil empregos permanentes, além das vagas durante a fase de implantação, e impulsionar uma cadeia de fornecedores, serviços especializados e formação de mão de obra qualificada.
“O investimento coloca Minas Gerais no centro da nova economia digital. Estamos falando de infraestrutura crítica para inteligência artificial, processamento de alta performance e serviços de nuvem soberana. Isso significa geração de empregos qualificados, atração de novos negócios e fortalecimento da competitividade da nossa indústria”, afirmou o presidente da FIEMG, Flávio Roscoe.
Para o prefeito de Uberlândia, Paulo Sérgio Ferreira, o projeto representa um marco para o desenvolvimento econômico do município. “A chegada desse Data Center consolida Uberlândia como polo estratégico de tecnologia no país. É um investimento que amplia nossa capacidade de atrair empresas, gerar empregos qualificados e fortalecer o ambiente de inovação, criando oportunidades para a população e para os negócios locais”, destacou.
A iniciativa dialoga diretamente com a estratégia da FIEMG de inserção da indústria mineira na quarta revolução industrial. O Sistema FIEMG, por meio do SENAI Minas, mantém na Grande BH o Centro de Treinamento e Desenvolvimento da Indústria 4.0, único espaço no país dedicado exclusivamente à tecnologia 4.0 voltado às necessidades da indústria brasileira. O Centro atua desde a qualificação de profissionais até o desenvolvimento e testes de soluções integradoras, oferecendo consultoria tecnológica, projetos específicos e suporte completo para a transformação digital das fábricas. Segundo o presidente da FIEMG, a presença de um Data Center de inteligência artificial em Minas complementa esse ecossistema. “O Centro 4.0 do SENAI já prepara a indústria para a transformação digital. A chegada de um Data Center dessa magnitude amplia a infraestrutura necessária para que empresas mineiras operem com inteligência artificial, big data e computação de alto desempenho. É um passo decisivo para posicionar Minas na fronteira tecnológica”, ressaltou.
O Data Center da RT-One será estruturado para atender às demandas mais avançadas da economia digital, incluindo processamento de alta performance, segurança cibernética e aplicações intensivas em inteligência artificial. A implantação também reforça a diversificação da matriz econômica de Uberlândia e amplia o protagonismo de Minas Gerais em setores de alto valor agregado.
Clique aqui e confira mais fotos do encontro.