Há mais de 20 anos a Ubertec vem impactando positivamente o mercado de fabricação, desenvolvimento, recuperação e nacionalização de maquinário industrial voltado à mineiração no país. A empresa uberlandense possui filiais em Petrolina (PE) e em Canaã dos Carajás (PA), além do espaço no município de Uberlândia, a segunda maior cidade de Minas Gerais, atrás apenas da capital Belo Horizonte.
Integrantes do Programa de Qualificação para Exportação (PEIX), do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Materiais Elétrico de Uberlândia (Sindmetal) e da FIEMG Regional Vale do Paranaíba foram até a unidade da Ubertec em Uberlândia, na última quarta-feira (05). Como aponta a coordenadora do Sindmetal, Wyara Cristina, a parceria com uma empresa de grande porte como a produtora, só tem a acrescentar no panorama futuro do sindicato.
“Ficamos surpresos com o tamanho da empresa e potencial de sua estrutura. Eles já se associaram ao Sindmetal e percebemos que podemos auxiliá-los principalmente nos cursos de qualificação, como os que oferecemos em parceria com o Senai. Para o Sindicato, é importante ter associados deste segmento, porque além de gerar força e visibilidade, acaba se tornando uma referência para as empresas do setor.”
A perspectiva da Ubertec é de agregar ao movimento sindical com toda a experiência voltada ao setor de mineiração, mas não só isso. A visita da FIEMG Regional Vale do Paranaíba foi muito produtiva, uma vez que, a relação próxima entre Federação e empresa pode trazer muitos benefícios para ambas as partes. E como reforça a Diretora Administrativa e Financeira da Ubertec, Rosely Lopes, a ligação ao sindicato e a Regional já está gerando bons frutos.
“A assessoria ambiental é um dos benefícios que essa parceria já está nos proporcionando, porque temos grandes projetos na área. Além disso, na parte de contratação e qualificação de pessoal também iremos construir projetos futuros, já que aqui temos até filhos de colaboradores que pretendem se desenvolver dentro da Ubertec, como uma espécie de aprendizagem para jovens, após ver a experiência dos pais com a empresa. Queremos participar da indústria 4.0 e nos tornarmos exportadores, para isso a FIEMG tem ferramentas que irão nos auxiliar!”