A competição mundial foi realizada entre 28 de agosto e este domingo (8) e marcou a melhor campanha do Brasil na história do evento, com a 5ª colocação do quadro gral de medalhas e a conquista de 89 medalhas, sendo 25 ouros, 26 pratas e 38 bronzes.
O Clube SESI Gravatás localizado em Uberlândia, Triângulo Mineiro, recebe diariamente paratletas que, em parceria com a Futel (Fund. Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer, representam a cidade de Uberlândia em campeonatos nacionais e internacionais. O SESI cede o espaço de treinamento através de uma pista de atletismo oficial, academia e quadras, com o objetivo de ofertar melhores condições para os paratletas citados. E o resultado das Paralimpíadas 2024 provou o quanto Uberlândia é protagonista no cenário do paradesporto mundial. Das 89 medalhas conquistadas pela comitiva brasileira, 15 vieram para solo uberlandense.
De acordo com o gerente do Clube SESI Gravatás, Deivid Schneider Rotta, “é um grande privilégio contar atletas de tão alto nível na Unidade: “A bandeira ‘SESI Esporte’ é muito forte, então para nós é um prazer enorme ter uma estrutura que atende atletas paralímpicos, como a Tayana que é a melhor do mundo na categoria dela, e usufruindo dos nossos equipamentos e da nossa estrutura, então para nós é uma alegria enorme conviver com estes atletas que representaram o Brasil nas Paralimpíadas.”
O gerente ainda frisou que se em Paris o número de medalhas foi alto a expectativa para Los Angeles 2028 é ainda mais positiva.
Confira:
Futel/Praia Clube
Tayana Medeiros – 1 ouro (Halterofilismo – até 86kg)
Futel/CDDU/Praia Clube
Lara Lima – 1 bronze (Halterofilismo – até 41kg)
Praia Clube
Gabriel Araújo – 3 ouros (Natação – 100m costas, 50m costas e 200m livre – classe S2)
Gabriel Bandeira – 1 prata (Natação – 100m costas – classe S14) e 2 bronzes (natação – Rev. Misto 4x100m livre e 100m borboleta – classe S14)
Samuel Oliveira – 1 bronze (Natação – rev. 4x50m livre – classe S5)
Wendell Belarmino – 1 prata (Natação – 50m livre – classe S11)
Mayara Petzold – 1 bronze (Natação – 50m Borboleta – classe S6)
Douglas Matera – 1 prata (Natação – rev. 4x100m livre misto – classe S12)
Ronan Cordeiro – 1 prata (Triatlo – classe PTS5)
Bruna Alexandre – 2 bronzes (Tênis de mesa – dupla feminina e individual)
Outras participações:
Futel/CDDU/Praia Clube
Mateus Assis (Halterofilismo – 5º lugar na categoria “Até 107 kg”)
Caroline Fernandes (Halterofilismo – 7º lugar na categoria “Até 79 kg”)
Weverton Santos (Treinador do Halterofilismo e profissional de educação física da Futel)
Mateus Carvalho (Bocha – Chegou às quartas de final na disputa por pares)
Oscar Carvalho (Bocha – Assistente esportivo de Mateus)
Glênio Fernandes (Bocha – Treinador e profissional de educação física da Futel)
Futel/PraiaClube
Rodrigo Parreira (Atletismo – 6º lugar no salto em distância)
As atletas Tayana Medeiros, medalhista de ouro, Lara Lima, medalhista de bronze, treinam diariamente no Clube SESI Gravatás, juntamente com outros atletas que também participaram da Paralimpíada em Paris, são eles: Mateus Assis que conquistou o 5º lugar no Halterofilismo, categoria até 107kg, Caroline Fernandes em7º lugar no Halterofilismo categoria até 79 kg e Rodrigo Parreira em 6º lugar no salto em distância.
Os paratletas retornaram da capital francesa para Uberlândia na madrugada de quarta (11).
Construção de ginásio novo para treinamento exclusivo de paratletas no SESI Gravatás
A característica visionária do presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, possibilitou a construção de um novo ginásio que será dedicado exclusivamente ao paradesporto no Clube SESI Gravatás.
O novo espaço terá uma área total de 1.345,35 metros quadrados, destacando-se pela quadra de 29×47,5 metros. A estrutura incluirá uma cobertura com telha de aço galvanizado ondulada, sustentação em perfil metálico soldado, cobertura curva com tela de arame galvanizado e alvenaria de fechamento lateral. O anúncio da obra estimada em aproximados 2 milhões foi realizado em janeiro deste ano e a previsão de entrega é em outubro.
(Texto com colaboração da assessoria de imprensa da Futel)