Na tarde de hoje (13) o presidente da FIEMG Regional Vale do Paranaíba, José Alves, visitou a multinacional LD Celulose localizada entre o município de Indianópolis e Araguari, Triângulo Mineiro. O objetivo da reunião foi nutrir o relacionamento da Regional com umas das maiores indústrias do interior do país.
Além de José Alves, o analista de relações empresariais, Mário Sérgio Pires, o agente de relações com mercado, César Campos, a agente de relações com mercado, Poliana Menezes, e o diretor da FIEMG Regional Vale do Paranaíba, Mauro Cunha, foram recebidos pelo CEO Silvio Costa. Lindomar Amaro, prefeito da cidade de Indianópolis, que também abrange a área de atuação da FIEMG Regional Vale do Paranaíba, também participou do encontro.
O CEO apresentou a equipe da FIEMG todo o funcionamento da planta da LD não somente na nossa região mas em outras localidades no Brasil e no mundo, bem como a origem da empresa e seus desdobramentos e alcances atuais.
“A nossa visita foi muito positiva, a LD hoje usufrui de muitas soluções oferecidas pelo SESI e SENAI, e eles estão muito satisfeitos com este relacionamento conosco. Foi uma oportunidade muito rica na qual a LD se colocou à disposição para participar cada vez mais das ações da FIEMG e nós da Regional posicionamos a entidade como um canal aberto para atender as demandas da indústria.” sinalizou o presidente José Alves.
Após o encerramento da reunião, os presentes foram conhecer o setor de Saúde e Segurança do Trabalho da empresa, neste momento o gerente do SESI SST, Douglas Cunha, participou e aproveitou o momento para apresentar as soluções ofertas pelo SST na estrutura visitada.
Investimentos da LD Celulose no SESI e SENAIA LD Celulose, é uma joint venture entre a austríaca Lenzing e a brasileira Dexco, e uma das maiores fábricas de celulose solúvel do mundo Localizada no Triângulo Mineiro, a planta está entre os municípios de Indianópolis e Araguari com capacidade de produção de 500 mil toneladas de celulose solúvel por ano, além de 144 MW de energia limpa.
Ainda de acordo com o site oficial da empresa, as fibras especiais de celulose produzidas na LD são utilizadas na indústria têxtil, gerando tecidos com inovação, sustentabilidade e alta tecnologia. Devido ao porte da indústria, a LD tem gerado contribuída de forma expressiva para a geração de empregos na região bem como a utilização das soluções FIEMG através do SESI e do SENAI.
Com contratos desde 2020 até 2025, a LD Celulose já investiu em qualificação de mão de obra através do SENAI e em saúde e segurança do trabalho através do SESI o montante de aproximadamente 8 milhões de reais.
No SENAI em Araguari foram mais de 50 contratos com cursos de qualificação e aperfeiçoamento nas áreas de celulose, construção civil, hidráulica, mecânica e gestão; todos voltados exclusivamente para a multinacional citada. Além da prestação de serviço anual do SESI SST que é responsável pela prevenção e combate a incêndios na planta de Indianópolis.