Araguari, localizada no Triangulo Mineiro, passa por uma nova fase de crescimento, tendo crescido substancialmente sua economia em relação ao crescimento do Estado nos últimos 10 anos.
E um dos cartões postais da cidade é o chamado Parque dos Ferroviários que hoje abriga a estrutura da prefeitura do município.
A proposta do projeto Innovacity do SEBRAE em parceria com a FAEC (Fundação Araguarina de Educação e Cultura) e com as principais entidades de classe de Araguari, é tornar o local citado uma referência em tradição e tecnologia baseada nos conceitos de ESG; para isso, o SEBRAE produziu um material completo e detalhado com mapeamento e possibilidades para que o espaço citado integre, no futuro, educação, tecnologia, empreendedorismo e bem estar da população araguarina. Confira:
• Modernização de Araguari, com implantação de parque alinhado aos melhores parques do mundo
• Re-pertencimento da população com Araguari, com promoção do re-apaixonar dos moradores pela cidade
• Implantação da Araguari do Futuro, com o parque moderno que promove inovação efetiva, afetiva e sistêmica na cidade
• Consolidação da Governança entre os atores da cidade, que cooperam entre si em torno de uma visão de futuro comum e bonita, para toda Araguari
• Aprimoramento dos negócios, empregos, e renda da cidade, pelos movimento de inovação
• Programa Sistêmico e Inovador de educação profissional e tecnológica
• Pioneirismo na combinação de educação, inovação, tecnologia e ESG
• Divulgação e promoção de Araguari para todo o estado, e o país
• Araguari como exemplo nacional de requalificação urbana e requalificação de patrimônio histórico e cultural
• Desenvolvimento Econômico pelo aproveitamento da demanda reprimida de Araguari
• Inclusão social e econômica de pequenos produtores rurais, artesãos, microempreendedores e imigrantes
• Aumento do IDH de Araguari
O diretor da FIEMG Regional Vale do Paranaíba, Mauro Cunha, tem participado dos encontros e reuniões do Inovacity em Araguari, e afirma que a revitalização do espaço será um grande avanço para a já pujante, Araguari.
“Esta iniciativa vai envolver centro cultural, ações de empreendedorismo, história da cidade; enfim, tudo o que há de mais precioso e importante em Araguari, terá o destaque que merece a partir deste projeto.” afirmou o empresário do setor alimentício.
Para atingir estes objetivos o SEBRAE definiu algumas orientações em ESG para que a restauração seja realizada. São elas:
- GOVERNANÇA:
Criação de uma governança, sob a liderança da FAEC e com a participação de atores locais alinhados com a proposta do Parque dos Ferroviários, para apoiar e garantir a execução das ações de implantação do parque e seus usos, abrangendo as etapas de preparação, implementação e sustentabilidade operacional após a inauguração do parque.
- MEIO AMBIENTE:
Captação de água de chuva e reaproveitamento hídrico; Eficiência energética, com uso de energias renováveis; Tratamentos de resíduos e/ou resíduo zero
Educação ambiental infantil
- SOCIAL:
Fortalecimento da educação no município: educação tecnológica gera maior perspectivas profissionais para jovens que não teriam oportunidade.
Melhoria das perspectivas de trabalho e vida para jovens de Araguari e suas famílias. Capacitação de imigrantes para inserção desta população na economia da cidade, melhorando suas condições de renda e de vida.
Capacitação profissional aumenta a qualidade do trabalho no município, melhorando o mercado de trabalho local.
Site entregue com informações produzidas pelo SEBRAE
De acordo com Beatriz Bertoldo, analista do SEBRAE, o site com todas as informações necessárias para o start da ampliação e revitalização foi entregue no último dia 05/09 e está à disposição das autoridades e órgãos responsáveis.
Participaram do ensejo representantes da principais entidades de classe de Araguari; o diretor da FIEMG Regional Vale do Paranaíba, Mauro Cunha, marcou presença representando a Federação.
Conheça o site desenvolvido pelo aqui.