O Programa de Eficiência Hídrica (PEFIH) tem com objetivo atender 50 empresas no ano de 2024. A consultoria está sendo realizada pela equipe técnica do SENAI Uberlândia e é subsidiada pelo SEBRAE, ACIUB All Invest Verde, e conta com apoio da FIEMG Regional Vale do Paranaíba, Sindpan, Abrasel, Sindtur, PMU/DMAE e Ministério Público de Minas Gerais.
Com isso, na noite de ontem (30) foram apresentados no auditório da ACIUB, os resultados parciais do projeto. Participaram da oportunidade representantes das entidades envolvidas na iniciativa e empresas convidadas. O presidente da FIEMG Regional Vale do Paranaíba, José Alves, representou a Federação e frisou a importância deste tipo de parceria para que as indústrias locais tenham cada vez mais condições de desenvolvimento. O gerente do SENAI, Rogério Franco, e a supervisora de meio ambiente da mesma entidade também marcaram presença.
O analista de meio ambiente da FIEMG Regional Vale do Paranaíba, Regis Abreu, destacou quão positivo foi o conteúdo apresentado no evento.
“O projeto de plano de eficiência hídrica realizado pelo SENAI em Uberlândia está sendo pioneiro em Minas gerais, com resultados realmente surpreendentes, uma diminuição de até quatro vezes de carga poluidora nos resíduos de restaurantes e lava-jatos. Isto mostra que a remediação ambiental é efetiva e perfeitamente possível, trazendo economia para o bolso o empreendedor e sustentabilidade no seguimento, havendo gratuidade em toda esta consultoria, realmente impressionante.” contou o engenheiro ambiental.
De acordo com o SENAI, 30 empresas foram atendidas até o momento e dessas, 23 já estão em fase final do atendimento (execução dos planos de ação).
O analista de tecnologia do SENAI, Fabrício Flauzino, responsável pelo acompanhamento técnico das empresas explicou com mais detalhes a dinâmica de atendimento das empresas. “Foram elaborados e serão disponibilizados na próxima semana, relatórios preliminares que constam os pontos críticos dos processos produtivos avaliados relacionados a geração de efluentes não domésticos, além da análise crítica e interpretação dos dados do consumo de água e geração do esgoto, tarifas de água e esgoto, resultados dos ensaios laboratoriais realizados e de automonitoramento, avaliação da utilização de produtos químicos, bem como a apresentação do plano de ação individual, elaborado por empresa com o objetivo principal de mitigar os pontos que influenciam diretamente na determinação do fator de poluição K.”
A redução do fator de poluição auxilia os participantes a cumprirem a legislação municipal e influencia diretamente na melhoria da sustentabilidade financeira da empresa participante, além de propiciar melhor uso e gestão do uso da água, consequentemente na geração do esgoto.
Estão sendo atendidas empresas dos ramos de panificação, alimentação (restaurantes, pamonharias, fábricas de açaí, cozinhas industriais, fábrica de doces), lava jatos de veículos de carga (tanques e baús de veículos que transportam alimentos) entre outros segmentos.
O presidente da ACIUB, Fábio Thúlio, também acredita que o PEFIH é muito promissor para as indústrias da cidade. “É muito bom ver estes resultados apresentados na primeira etapa desta nova edição do PEFIH (Programa de Eficiência Hídrica), com as empresas participantes recebendo os diagnósticos preliminares e também materiais que produzimos para que possam incentivar o consumo consciente da água, junto aos seus colaboradores e clientes. Temos muito a fazer e entregar ainda, nesta forte parceria da Aciub, por meio do Al-Invest Verde, com o Sebrae, FIEMG Regional Vale do Paranaíba e demais entidades, e execução do SENAI Uberlândia.”
As empresas que desejam aderir às consultorias e diminuir o fator K, como sinalizado acima, podem manifestar interesse através do email fflauzino@fiemg.com.br.
Acesse o histórico de tratativas envolvendo o projeto aqui.