Durante os dias 18, 19 e 20 de setembro a Unidade SENAI Uberlândia receberá o Caminhão Escola 5G, um método inovador de ensino que percorre o Brasil o ano todo. A carreta é um projeto itinerante, que possibilita diversas regiões do país conhecerem a tecnologia 5G, e neste ano a cidade de Uberlândia foi selecionada para a rota.
Sendo referência na aprendizagem industrial mineira, o SENAI Uberlândia foi o local escolhido para receber o Caminhão, que vem revolucionar a forma de conexão, banda larga e baixa latência uberlandense. O objetivo da iniciativa é trazer informação para as pessoas sobre a nova rede, suas aplicações e a transformação que ela causará na maneira de conectividade da região.
Os visitantes terão cursos de capacitação e poderão interagir com diferentes demonstrações de soluções voltadas para os setores da agricultura, indústria, educação, portos inteligentes, entre outras.
Durante o curso serão abordados temas voltados aos conceitos fundamentais do 5G e seu funcionamento, sendo eles:
- Cenários de aplicações 5G e demanda de serviços
- Ultra-Broadband necessária no cenário eMBB
- Requisitos de conexão maciça no cenário mMTC
- Requisitos do uRLLC
- Padronização do protocolo 5G & progresso da indústria
- Progresso da padronização do protocolo 5G
- Padrão 5G NSA e AS
- Terminal 5G, módulo industrial e desenvolvimento do chipset
- Faixa de frequência e espectro 5G
- Nova Interface de Rádio 5G
- Arquitetura de rede 5G
- Plano de implantação comercial global 5G e serviços comerciais típicos.
O Caminhão Escola 5G estará no SENAI Uberlândia dos dias 18 a 20/09, das 14h às 22h. Para participar era necessário realizar uma insrição prévia, o que já foi feito para os alunos do SENAI Uberlândia.
O SENAI Uberlândia traz até a cidade mais um método de ensino inovador com a carreta itinerante! Em todas as edições, o Caminhão Escola 5G já esteve em mais de 10 cidades brasileiras, emitiu cerca de 225 certificados de ensino, contabilizando aproximadamente 1500 visitas. São 6.012 km rodados pelo país, levando o futuro da tecnologia 5G à população brasileira.