O Sindicato da Indústria da Marcenaria, Carpintaria e Serraria de Uberaba, por intermédio do programa FIEMG Competitiva (IEL) e SEBRAE, realiza o Programa de Desenvolvimento do Setor Moveleiro, que consiste em consultorias para 10 empresas do município.
O atendimento tem carga horária de 20 horas e quatro visitas presenciais de no mínimo quatro horas e mais quatro horas de back office. Entre as etapas de aplicação do programa, podem ser abordadas práticas como elaboração da modelagem do processo para desenhar o modelo e definir melhorias, identificar e automatizar processos; avaliação dos setores em eficiência, capacidade e identificação de restrições no processo; ajustar o processo de montagem interna e instalação externa, com utilização de dispositivos e formas construtivas adequadas a tecnologia empregada na empresa e orientação de forma e modelo de instalação; apuração de custos operacionais e criação de indicadores de avaliação de desempenho.
O consultor Adriano Fresta é quem está efetivando o trabalho e diagnosticou que as indústrias estão em desenvolvimento, em fase de crescimento de produção. Como ele explica, para as empresas aumentarem a eficiência deste processo, há algumas dificuldades e o programa é exatamente para solucioná-las.
Depois das visitas, Adriano identificou que as empresas estão em momento de investimentos e crescimento. E por isso, a consultoria vai direcioná-los a aumentar a eficiência dentro do processo produtivo. “Mostramos a eles um planejamento para crescer de forma adequada, com planilhas de custo operacional, preço de venda, custo correto e metas de produção”.
Ele ainda indica que muitas mudanças são simples e outras mais complexas como ajustes em layout ou movimentação de máquinas. E para isso, depende de tempo. “Não tem como fazer tudo isso em um período curto. Precisamos aguardar a implantação efetiva em cada empresa para ver o resultado acontecer”, relata.
Para o presidente do Sindimov (Sindicato da Indústria da Marcenaria, Carpintaria e Serraria de Uberaba), Fabiano Guimarães, o projeto é muito válido porque imprime a visão de alguém de fora, que consegue enxergar o real status da empresa e mostra os próximos passos. “A FIEMG Competitiva trouxe o projeto apresentamos aos associados com custo baixo e acredito que toda indústria deve se aprimorar e aproveitar para buscar novos desafios”
O Programa acontece de outubro a dezembro de 2022.
Monica Cussi
Conteúdo FIEMG Regional Vale do Rio Grande