A FIEMG Regional Zona da Mata sediou, no dia 30 de setembro, uma reunião com representantes do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O encontro contou com a presença de Sérgio Tatsuo Nagasawa, gerente regional do Trabalho, e de sua assessora Lissa Queiroz, que atuam em Juiz de Fora e região. Eles foram recebidos pela presidente da FIEMG Regional e do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Juiz de Fora e Governador Valadares (Sindivest JF-GV), Mariângela Miranda Marcon, acompanhada por outros integrantes da FIEMG.
Durante a reunião, Mariângela apresentou os pilares de sua gestão à frente da FIEMG Regional, que incluem a aproximação com entidades, governo e demais setores da sociedade, e o fortalecimento da comunicação institucional. Ela destacou que a integração entre os diferentes atores é essencial para a construção de soluções conjuntas em prol do desenvolvimento da Zona da Mata.
O objetivo central do encontro foi estreitar laços entre a FIEMG e o MTE, reforçando a parceria em iniciativas que envolvam o setor produtivo, como no caso da realização da Conferência Nacional do Trabalho – Etapa Juiz de Fora/Zona da Mata, que será promovida no dia 6 de novembro. Entre os encaminhamentos, ficou definido que a FIEMG Regional Zona da Mata irá apoiar a realização do evento por meio da cessão do auditório da escola SESI Granbery, uma vez que a entidade está em fase de mudança.
Sérgio Nagasawa também realizou um convite à Mariângela Marcon: integrar a segunda mesa de debates do evento, que abordará o tema “Mercado e futuro do trabalho: intermediação, qualificação profissional e competências”. Segundo ele, será uma honra contar com a participação da presidente, que poderá contribuir muito compartilhando sua visão sobre o tema. Ele também se colocou à disposição da FIEMG: “O Ministério do Trabalho não pode ficar distante das outras instituições. Precisamos ter essa conexão. Vocês podem contar conosco para o que precisarem”, afirmou o gerente Regional do Trabalho.
A etapa regional da Conferência reunirá representantes de trabalhadores, empregadores, entidades da sociedade civil e órgãos públicos, em um espaço democrático de diálogo sobre relações de trabalho, segurança, saúde e demais temas estratégicos para o fortalecimento das políticas públicas. As propostas construídas durante o encontro serão levadas para as etapas estadual e nacional.
Sérgio Nagasawa ressaltou que o papel do MTE vai além da fiscalização. “Nossa função é principalmente informativa e educativa. Não devemos estar apenas autuando. Queremos caminhar junto com os empresários porque são eles que geram empregos. A ideia deste evento é escutar trabalhadores, empresários, sindicatos e sociedade para compreender as necessidades reais da população e transformar essas demandas em políticas eficazes”, destacou.
Mariângela Marcon reforçou a importância de desconstruir a visão negativa que parte da sociedade tem sobre o empresariado. “Muitas vezes, o empresário é visto como explorador. Precisamos mostrar que a gestão pode ser feita com consciência, baseada em valores éticos, mais humana e responsável. Essa transformação cultural é fundamental para fortalecer relações de trabalho justas e equilibradas”, afirmou.
O encontro simbolizou mais um passo para ampliar o diálogo entre instituições e sociedade, reforçando a missão da FIEMG Regional Zona da Mata de promover ações que fortaleçam a indústria e contribuam para o desenvolvimento sustentável da região.

.
Graciele Vianna
Imprensa FIEMG