Foi realizada dia 2 de fevereiro, na nova sede da FIEMG Regional Zona da Mata, no bairro Granbery, em Juiz de Fora, uma reunião com os presidentes de sindicatos filiados à entidade, conduzida pela presidente da Regional e do Sindivest JF-GV, Mariângela Miranda Marcon.
Na abertura, Mariângela destacou a importância do encontro como espaço permanente de diálogo, troca de ideias e construção coletiva em prol do desenvolvimento da indústria na Zona da Mata. Em sua fala, contextualizou o atual momento institucional da FIEMG, reforçando a legitimidade das decisões tomadas pela entidade, a solidez da gestão e os avanços obtidos nos últimos anos, que consolidaram a Federação como referência no país.
Entre os destaques apresentados, a presidente ressaltou a importância da FIEMG no cenário nacional. “Com muito orgulho, agora integro o Conselho Administrativo da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT), e participei da primeira reunião da Diretoria do ano de 2026, realizada em São Paulo, em 22 de janeiro. Neste Conselho, a FIEMG é a única representante institucional, ao lado de grandes empresas do setor”, disse.
Durante a reunião, Mariângela apresentou os principais projetos estratégicos da FIEMG Regional Zona da Mata para 2026. Entre eles, destacou iniciativas voltadas ao fortalecimento do SENAI, com estudos para viabilizar a destinação de recursos oriundos de Termos de Ajustamento de Conduta (TACs) para investimentos em infraestrutura, formação profissional e ampliação da capacidade de atendimento às indústrias da região.
A presidente também ressaltou a reestruturação da área comercial da FIEMG, que passou por um processo de fortalecimento do corpo gerencial, maior presença dos analistas junto às Regionais e alinhamento das ações. Nesse contexto, informou que, no dia 20 de janeiro, foi realizada em Juiz de Fora uma reunião com a equipe comercial da Federação para planejamento das ações de 2026.
Mariângela Marcon destacou ainda a retomada das articulações para a revitalização do Distrito Industrial de Juiz de Fora, pauta considerada estratégica para o desenvolvimento econômico local. Segundo ela, a proposta foi formalmente encaminhada a uma vereadora de Juiz de Fora, sendo direcionada à Câmara Federal, com solicitação de emenda parlamentar para viabilizar investimentos em infraestrutura e melhorias no distrito.
Outro ponto importante foi a apresentação do projeto de criação de um Conselho Estratégico da Zona da Mata, idealizado a partir de uma diretriz do presidente da FIEMG, Flávio Roscoe. O Conselho terá caráter consultivo e opinativo e contará com a participação de cerca de 30 empresários da região, de diversos setores, e já despertou interesse de lideranças industriais regionais.
A pauta da defesa de interesses também ocupou espaço central no encontro. Mariângela abordou as articulações da FIEMG em relação à proposta de mudança da Jornada 6×1, destacando que a Regional ZM encaminhou ofícios aos 52 deputados federais de Minas Gerais, acompanhados de estudos técnicos que demonstram os impactos negativos da medida para a cadeia produtiva.
Foram discutidas ainda ações relacionadas à questão da NR-1, com a apresentação do projeto de realização, pela FIEMG Regional ZM, de um seminário voltado à saúde mental e à gestão de riscos psicossociais nas empresas. O evento está programado para ocorrer em 10 de março, reunindo especialistas, representantes do SESI, SENAI, FIEMG Competitiva e Ministério do Trabalho e Emprego
Ao final, Mariângela Marcon reforçou a importância da realização de feiras setoriais e multissetoriais como instrumentos de geração de negócios e fortalecimento da indústria regional, e atualizou os participantes sobre as tratativas envolvendo o Expominas Juiz de Fora, destacando as negociações em andamento para aquisição do espaço pela FIEMG.
Na parte final do encontro, a reunião contou com a presença do diretor financeiro da FIEMG e presidente do Sindicato das Indústrias de Laticínios e Produtos Derivados no Estado de Minas Gerais (Silemg), Guilherme Abrantes, que veio a Juiz de Fora acompanhado da assessora de Desenvolvimento Sindical da FIEMG, Laila Katina, dando início a uma nova rodada de reuniões institucionais nas sedes regionais, com foco no alinhamento das ações da Federação.
.
Graciele Vianna
Imprensa FIEMG

