O 1º Seminário de Segurança Alimentar de Juiz de Fora, promovido pelo Sindicato das Indústrias de Alimentação de Juiz de Fora (SIA JF), reuniu profissionais, especialistas e interessados no setor em dois dias de palestras enriquecedoras e discussões sobre temas fundamentais para a segurança alimentar e o futuro da indústria alimentícia. O evento aconteceu nos dias 18 e 19 de outubro, na sede da FIEMG Regional Zona da Mata, onde também fica localizado o sindicato.
O seminário contou com uma série de palestras ministradas por renomados profissionais e especialistas, que abordaram importantes tópicos relacionados à segurança alimentar e à excelência operacional na indústria de alimentos. Os participantes tiveram a oportunidade de adquirir conhecimentos valiosos e se atualizaram sobre as mais recentes tendências e regulamentações do setor.
De acordo com Flávia Gonzaga Costa, presidente do SIA JF e do Centro Industrial de Juiz de Fora, o evento proporcionou um espaço para a troca de experiências e networking com profissionais da área. Além disso, os participantes puderam interagir com os palestrantes e esclarecer dúvidas sobre os temas abordados. “O Sindicato das Indústrias de Alimentação proporcionou em dois dias um seminário que, além de segurança alimentar, trouxe outros assuntos importantes. Proporcionou a todos os participantes conhecimentos muito além de boas práticas de fabricação, rotulagem e afins, mas também sobre legislação tributária, comunicação, Indústria 4.0, rastreabilidade e muito mais. As palestras foram muito elogiadas pelo alto nível de didática, pela troca de informações, conhecimento e aprendizagem. O objetivo foi alcançado e, com engajamento, outra ações serão realizadas”, disse.
Temas Abordados:
Durante o seminário, os participantes tiveram a chance de aprofundar seus conhecimentos em diversos temas. No primeiro dia de evento, foram realizadas as palestras: “Comunicação de alto impacto: Como influenciar e encantar pessoas”, com Lili Luchin; “Transformação Lean na Indústria 4.0: Impulsionando a excelência operacional no setor alimentício” , por Vitor Hugo Leite Machado; “Rastreabilidade dos insumos dentro da indústria, com Igor Dias dos Reis, da Saffi Consultoria; “Segurança alimentar – Boas práticas de fabricação na indústria de alimentos”, por Cândida Bosich e Thales Rocha, da GTA; “A importância das Tecnologias 4.0 na reindustrialização do país”, com o gerente de tecnologia do SENAI, Ricardo Aloysio; e “Vendas, a locomotiva que move a empresa/indústria”, por Miguel Carlos Gomes.
O segundo dia de palestras trouxe os temas “Reforma Tributária”, com o procurador da Fazenda Nacional Daniel Giotti; “Nova rotulagem de alimentos”, por Cândida Bosich e Thales Rocha, da GTA; “LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados”, com Alcino Rodrigues Carvalho; e “Desafios e oportunidades da transformação digital para indústria de alimentos”, ministrada pela TOVTS.
Flávia Gonzaga destaca que o 1º Seminário de Segurança Alimentar de Juiz de Fora enriqueceu o conhecimento de todos os participantes, fortalecendo o setor na região. As palestras foram informativas e inspiradoras. O SIA JF agradece a todos os envolvidos e espera continuar promovendo eventos que contribuam para o crescimento e a excelência da indústria.
Graciele Vianna
Imprensa FIEMG