A FIEMG Regional Zona da Mata, em Juiz de Fora, foi palco de um encontro estratégico para o fortalecimento do Arranjo Produtivo Local (APL) Farol da Mata Vestuário e Afins. Realizada no dia 20 de março, a reunião reuniu representantes do Governo de Minas Gerais, lideranças dos Sindicatos participantes, representantes de instituições parceiras e empresários para debater o desenvolvimento do setor na região.
O encontro contou com a participação da presidente da FIEMG Regional Zona da Mata e do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Juiz de Fora e Governador Valadares (Sindivest JF-GV), Mariângela Marcon, e do presidente do Sindicato das Indústrias de Meias de Juiz de Fora (Sindimeias-JF), João Luis Rocha do Amaral. Também estiveram presentes o diretor de Arranjos Produtivos Locais e Cooperativismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDE), Fernando Abreu; a assessora técnico-jurídica da SEDE, Sandra Ephram; o secretário de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, da Inovação e Competitividade de Juiz de Fora, Ignacio Delgado; e o analista do Sebrae, Gustavo Freitas, entre outros convidados.
Durante a reunião, foram apresentadas as evoluções e desafios ao longo do período e levantadas as demandas prioritárias junto aos atores da governança do APL. Também foram discutidas ações estratégicas para a adoção de novas tecnologias e inovações, com o objetivo de fortalecer a competitividade e a modernização do setor. Fernando Abreu destacou a importância do trabalho conjunto entre governo e setor produtivo: “Trabalhar juntos sempre é o melhor caminho. Estamos aqui para apoiar os arranjos produtivos locais e buscar soluções em parceria. Abrimos esse canal para que as demandas possam ser enviadas regularmente e tratadas de forma eficiente”, disse.
Mariângela Marcon apresentou a ideia de um projeto inovador para o setor, que seria a criação de um condomínio colaborativo voltado para o segmento do vestuário. A iniciativa busca compartilhar equipamentos, promover capacitação e desenvolver produtos em colaboração com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e com o SENAI. “Nosso objetivo é estimular a inovação e oferecer condições para que as empresas do setor avancem tecnologicamente e se tornem mais competitivas”, afirmou.
A presidente Mariângela Marcon também anunciou a aquisição, por meio da FIEMG, de uma máquina para viabilizar um curso de tecelão em parceria com o SENAI, voltado à produção de meias. O presidente do Sindimeias-JF, João Luis Rocha, disse que está trabalhando na mobilização das empresas interessadas em participar da capacitação e fortalecer a cadeia produtiva do setor. Ele apresentou à SEDE as dificuldades que vêm enfrentando em seu segmento com relação à mão de obra.
O secretário de Desenvolvimento de Juiz de Fora, Ignacio Delgado, reforçou a importância do setor do têxtil-confeccionista para a economia local: “Este é um dos segmentos que mais geram empregos dentro da indústria. Precisamos estabelecer metas concretas para revitalizar esse setor e explorar todo o seu potencial”, disse.
A reunião também contou com a participação de empresários do segmento, que trouxeram suas perspectivas sobre os desafios e oportunidades do setor têxtil e do vestuário. A governança do APL reforçou a necessidade de uma agenda estratégica para impulsionar o desenvolvimento da região.
Os participantes saíram do encontro com um compromisso de atuação conjunta para fortalecer o APL Farol da Mata. A FIEMG Regional Zona da Mata, o Sindivest JF-GV e o Sindimeias-JF seguem apoiando o desenvolvimento da indústria local e trabalhando para que o setor do Vestuário e afins tenha ainda mais força e representatividade no cenário estadual e nacional.
.
Graciele Vianna
Imprensa FIEMG