Pela primeira vez em seus 70 anos de funcionamento, a unidade do SENAI de São João del Rei vai realizar, a partir do mês de fevereiro, o curso profissionalizante em Metalurgia Básica e Operação de Fornos a Arco para a qualificação profissional de jovens e suprimento da demanda da indústria. A aula inaugural, marcada para 29 de janeiro, será dada pelo presidente da Boston Metal do Brasil, o engenheiro metalurgista Itamar Resende.
O curso é uma iniciativa pioneira da Boston Metal do Brasil, que escolheu o município de Coronel Xavier Chaves, em Minas Gerais, para a implantação de seu projeto para reaproveitamento de rejeitos e escórias minerais. Altamente inovadora e sustentável, essa tecnologia, iniciada nos laboratórios do MIT – Massachussetts Institute of Techonogy, nos Estados Unidos, tem o potencial de revolucionar a história da metalurgia.
Para isso, a Boston Metal buscou a parceria do SENAI e da Prefeitura Municipal de Coronel Xavier Chaves. O objetivo é a formação de profissionais do município e da região para o atendimento de suas necessidades industriais específicas, bem como contribuir para a inserção de profissionais jovens no competitivo mercado de trabalho da indústria do país.
“Nossa meta é a capacitação de trabalhadores de Coronel Xavier Chaves, onde construímos nossa unidade industrial” – diz Itamar Resende. Ele explica que, apesar dessa prioridade, o curso está aberto a candidatos de toda a região.
Segundo a diretora do Senai de São João del Rei, Fernanda Rodrigues Teixeira, o curso despertou o interesse da comunidade pelo ineditismo e por sua importância para o desenvolvimento social e econômico regional. Algumas empresas já manifestaram interesse em participar do projeto no futuro. O prazo de inscrição, já encerrado, surpreendeu pelo número de candidatos, com o total de 174 inscrições, sendo 91 de Coronel Xavier Chaves; 61 de São João del Rei; e 22 de outras cidades.
Em sua primeira edição, o Curso em Metalurgia Básica e Operação de Fornos a Arco, completamente gratuito, destina-se a estudantes que concluíram o ensino médio. São oferecidas 40 vagas, com carga horária de 260 horas, durante três meses – de fevereiro a abril. As aulas, em modalidade presencial, serão dadas de 18:30 às 22:30 horas, favorecendo os alunos que estudam ou trabalham.
A diretora Fernanda Rodrigues Teixeira informa que as aulas teóricas serão realizadas numa escola municipal de Coronel Xavier Chaves e as práticas nos laboratórios do SENAI em São João del Rei, com o transporte dos alunos a cargo da Prefeitura de Coronel Xavier Chaves. O conteúdo do curso envolve matérias gerenciais sobre Comunicação e Redação Técnica; Segurança, Saúde do Trabalho e Meio Ambiente. Na parte técnica, a ênfase recai, inicialmente, sobre noções de Metalurgia Básica (reação e redução; processamento de minério; ferro carbono, ferroligas). Na segunda fase, a operação de fornos a arco, as informações abordam as características gerais do processo eletrofusor, a eletrólise e suas aplicações, por exemplo, na unidade da Boston Metal do Brasil.
O Senai de Itaúna também participa do projeto, emprestando alguns professores de disciplinas técnicas. O encerramento do curso está previsto para a primeira semana de maio. Atualmente, o SENAI de São João del Rei tem 1.700 alunos matriculados em seus diferentes cursos de formação profissional.
Fonte: Assessoria da Boston Metal do Brasil