Para celebrar e valorizar aqueles que impulsionam o desenvolvimento de Minas Gerais e do Brasil, a FIEMG realiza, anualmente, o Dia da Indústria. Em 2024, a cerimônia de homenagem aos empresários e outros agraciados terá como tema “Atitudes que Inspiram Transformação. Ações que Impactam o Futuro” e acontecerá no dia 23 de maio, às 20h, no Minascentro, em Belo Horizonte. Conheça, abaixo, os principais homenageados.
Mérito Industrial CNI – Carlos Mário de Moraes (Diretor-superintendente dos Laboratórios Osório de Moraes Ltda e presidente do Sindicato das Indústrias de Produtos Farmacêuticos e Químicos para fins industriais de Minas Gerais – SINDUSFARQ)
Formado em Direito pela Universidade Católica de Minas Gerais (1974) e em Administração de Empresas pelo Centro Universitário UNA (1976). É o atual presidente do Sindicato das Indústrias de Produtos Farmacêuticos e Químicos para fins Industriais no Estado de Minas Gerais – SINDUSFARQ, delegado junto ao Conselho de Representantes da FIEMG, vice-presidente da FIEMG, membro do Conselho de Administração da Cooperativa Sicoob Credifiemg e presidente da Associação Brasileira Rotária de Letras (seção Belo Horizonte). Ao longo de sua trajetória profissional e pessoal, recebeu importantes comendas.
Industrial do ano – Ana Cabral (CEO e cofundadora da Sigma Lithium)
Ana Cabral é CEO e cofundadora da Sigma Lithium (Nasdaq: SGML), o quarto maior complexo industrial e mineral de lítio do mundo. A empresária investiu na Sigma Lithium em 2012 e tem coliderado a empresa desde seu IPO, em 2018, resultando na transformação de um projeto greenfield no principal fornecedor global de larga escala e baixo custo da cadeia de suprimento de lítio. A Sigma é a única empresa que produz “Quíntuplo Zero Green Lithium” para atender às necessidades da próxima geração de baterias de veículos elétricos com concentrado de lítio neutro em carbono e sustentável do ponto de vista social e ambiental.
É considerada protagonista global do empreendedorismo no que diz respeito a uma transição energética justa e limpa. É também uma das cofundadoras da empresa de Private Equity A10 Investimentos e tem mais de 25 anos de experiência como executiva sênior de fusões e aquisições e mercados de capitais nos principais bancos de investimento globais, incluindo Merrill Lynch e Goldman Sachs, onde foi diretora de mercados de capitais da América Latina. No total, trabalhou em mais de US$ 100 bilhões em transações. Ana faz parte do Conselho Consultivo Global da Universidade de Columbia, onde se formou com um MBA. Ela também tem mestrado da London Business School. É membro do Future Initiative Institute e membro do Aspen Institute.
Construtores do Progresso, categoria Desenvolvimento Regional – Deputado Estadual Gil Pereira
Bacharel em Administração de Empresas com especialização em Comércio Exterior, foi vereador por dois mandatos em Montes Claros, de 1988 a 1994. Nesse período, presidiu a Lei Orgânica do município, foi secretário municipal de Governo e presidente da Câmara Municipal. Ingressou em 1995 na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), onde exerce seu oitavo mandato consecutivo. Atualmente, preside a Comissão de Minas e Energia. Em 2011, assumiu o cargo de Secretário de Estado da Secretaria de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Sedinor-MG), no Governo de Anastasia, iniciando seu intenso trabalho pelo desenvolvimento da energia solar fotovoltaica no Estado. Assumiu a presidência da Comissão de Minas e Energia em 2015, dedicando-se ao desenvolvimento da energia solar. Nesse ano, foi aprovada a lei de isenção do ICMS para a geração distribuída (GD), de sua autoria, tornando Minas Gerais líder no setor com 8 GW de potência, representando 20% do total gerado no país. Destaque-se também o seu trabalho junto à Empresa de Pesquisa Energética (EPE), à Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e ao Ministério de Minas e Energia (MME), viabilizando a implantação de mais de 6 mil km de novas linhas de transmissão (500 kV) e 10 subestações de energia elétrica, o que possibilitará um crescimento de mais de 400%, principalmente no setor fotovoltaico do Estado.
Construtores do Progresso, categoria Pioneirismo Industrial – AngloGold Ashanti
A AngloGold Ashanti completa no dia 8 de julho 190 anos de atividades no Brasil. É a indústria de maior longevidade do País, uma história que começou no século 19, em 1834, quando a Saint John Del Rey Mining Company deu início à produção de ouro em Nova Lima (MG). A AngloGold, com a sua criação, deu sequência a este legado em 1999. É uma das maiores produtoras de ouro do mundo, com cerca de 3,3 mil empregados diretos no Brasil, onde a empresa possui minas e plantas metalúrgicas e de beneficiamento nos estados de Minas Gerais e Goiás. Suas operações se destacam pela adoção das mais avançadas tecnologias de mineração e a empresa se orgulha de participar ativamente do dia a dia das comunidades onde está presente, colaborando para o desenvolvimento das pessoas e da sociedade. A presença da AngloGold Ashanti também é marcada pela preservação ambiental, com a manutenção de mais de 10 mil hectares e o incentivo a práticas de educação ambiental, de patrimônio histórico e de valorização cultural. O grupo AngloGold Ashanti tem sede em Londres, no Reino Unido, e atuação em nove países, com 10 operações. Empresa de capital aberto, suas ações são negociadas nas Bolsas de Valores de Nova Iorque (Estados Unidos), Joanesburgo (África do Sul) e Gana.
Mérito Industrial 2024
Além disso, serão homenageados com o Mérito Industrial 2024 empresários que atuaram em prol do crescimento e fortalecimento do setor produtivo: Anísio Lacerda, diretor-presidente da Calçados Addan Ltda; César Sodré, CEO da EXXER Ltda; Claudinei Lopes, proprietário da Independência Móveis; Gilberto Teixeira, diretor-geral da Sallêto Indústria e Comércio de Móveis Ltda; Gilberto Teodoro, sócio-fundador da Designtex Indústria e Comércio de Tecidos Ltda; Henrique Simões, diretor-presidente da Minasligas S/A; José Henrique Guimarães, sócio-diretor da Cocal Alimentos; Lázaro Batista, sócio-proprietário da Carré Arte em Mármore e Granito Ltda; Marcelo Pimenta, sócio-administrador da Plásticos Tropical Indústria e Comércio Ltda; Márcio Antunes Filgueira, diretor-geral na Manfil Trucks Hélio; Rodrigo Kaukal, vice-presidente e diretor comercial da Viena Siderúrgica S/A; Rodrigo Rocha, sócio-diretor da Forte Premoldados Ltda; Sávio Colombo, vice-presidente da Lhoist Brasil – Mineração Belocal Ltda; Thiago Augusto Durães, sócio-diretor da Fazenda Salinas Indústria e Comércio de Bebidas Ltda; e Thiago Jorge Florentino, sócio-administrador da Florentino e Cia Ltda.
Outras homenagens
Professores e alunos do SESI e do SENAI que se destacaram ao longo dos últimos meses também serão agraciados na categoria ‘’Portadores de Futuro’’, e um grupo de colaboradores da indústria será homenageado com a medalha ‘’Mérito do Trabalhador’’.
Clique aqui e confira o book completo com os homenageados.
Caio Tárcia
Imprensa FIEMG