O Clube Campestre Nansen Araújo foi palco, na manhã de 11 de outubro, da cerimônia de troca de faixas do judô, realizada pela Escola de Esportes do SESI Juiz de Fora, reuniu cerca de 120 pessoas entre familiares, amigos e atletas, celebrando o aprendizado, a disciplina e o desenvolvimento dos alunos. Sob a coordenação do instrutor Gileanes de Paula Rodrigues, o evento simbolizou mais do que a evolução técnica dos judocas: representou o reconhecimento de valores como respeito, perseverança, humildade e trabalho em equipe — pilares fundamentais da filosofia do judô e também da proposta pedagógica do SESI.
As novas faixas e certificados foram entregues aos alunos com um toque de emoção especial: os pais participaram ativamente da cerimônia, colocando as novas faixas em seus filhos, em um gesto de carinho e orgulho. A presidente da FIEMG Regional Zona da Mata e do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Juiz de Fora e Governador Valadares (Sindivest JF-GV), Mariângela Miranda Marcon, participou do evento — desta vez em uma representação institucional repleta de amor e emoção, já que seu neto Eduardo Marcon Chaves, também trocou de faixa.
“A passagem de faixa no judô infantil significa o reconhecimento do progresso técnico, do desenvolvimento da disciplina e da maturidade. É um momento que celebra o esforço e a dedicação das crianças, marcando a superação de uma etapa e a preparação para novos desafios — no tatame e na vida. Cada faixa colorida representa bem mais do que um pedaço de tecido. Representa o esforço reconhecido, o aprendizado conquistado e a confiança que cresce a cada passo”, destacou Mariângela.
A presidente também ressaltou a importância do trabalho desenvolvido pelo SESI Granbery na valorização do esporte como ferramenta de transformação social. “Este é um evento importante para mostrarmos, além da evolução das crianças, como o esporte é uma ferramenta capaz de transformar e impactar de forma positiva a vida das pessoas. O trabalho realizado pela Escola de Esportes do SESI é exemplar e reflete o compromisso da instituição com a formação integral dos alunos”, completou.
Durante a cerimônia, mensagens emocionantes escritas por pais, mães e avós foram lidas, refletindo o olhar carinhoso das famílias sobre o crescimento e as conquistas das crianças. O tema da cerimônia deste ano foi “a paz”, reforçando o papel do judô na construção de uma convivência baseada no respeito e na harmonia.
Um outro momento de destaque foi a fala da mãe Renata Silveira Damião de Araújo, que compartilhou a alegria pela conquista do filho Raul Silveira de Araújo, que além de estar trocando de faixa no judô, ganhou o 1º lugar no concurso SILEMG de Desenho e Redação, promovido em Belo Horizonte, com o tema “O poder do leite e derivados na construção de uma vida saudável”. Raul é aluno do professor de artes Matheus Bertolini Amorim, da escola SESI Granbery, e venceu na categoria desenho.
O supervisor técnico do SESI, Carlos Eduardo Alípaz Schmidt de Andrade, destacou a relevância do esporte na formação das crianças e jovens: “O esporte é um importante aliado da educação. Ele ensina valores fundamentais, como disciplina, superação e respeito, que contribuem para o desenvolvimento físico, emocional e social dos nossos alunos. Cada conquista, como a troca de faixa, é uma prova de que estamos no caminho certo, formando cidadãos mais fortes, conscientes e preparados para o futuro”.
Após a cerimônia, as famílias aproveitaram o espaço do clube para confraternizar e celebrar o momento, encerrando uma manhã repleta de alegria, orgulho e gratidão.
.
Graciele Vianna
Imprensa FIEMG