Nos dias 2 e 3 de abril, a área de Desenvolvimento Sindical da FIEMG promoveu o Encontro de Coordenadores Sindicais 2024. O evento reuniu coordenadores sindicais de todo o estado, promovendo a integração, troca de experiências e debates sobre temas atuais, além de possibilitar momentos de aprendizado e reflexão para os participantes.
No dia 2, os coordenadores tiveram a oportunidade de assistir a palestras inspiradoras no terraço do Edifício Acaiaca, em Belo Horizonte. A primeira palestra, ministrada pela consultora em Comunicação e Marketing, doutora em Linguística e jornalista no Sistema FAEMG/SENAR, Izamara Arcanjo, abordou a importância da comunicação eficaz nas organizações sindicais. Com sua expertise no assunto, Izamara compartilhou insights valiosos sobre estratégias de comunicação que podem fortalecer o diálogo nas relações pessoais e profissionais.
Em seguida, o professor e especialista em Inovação e Interatividade, Ronaldo Gazel, trouxe ao público uma palestra sobre Inteligência Artificial Aplicada. Gazel discutiu os avanços da IA e seu impacto no mundo do trabalho. Os participantes puderam explorar as possibilidades e desafios que essa tecnologia apresenta.
Já o segundo dia do encontro aconteceu no Museu do Inhotim, em Brumadinho. Além de proporcionar um ambiente propício para a integração e troca de ideias, o museu ofereceu aos coordenadores sindicais a oportunidade de participar de dinâmicas de comunicação, integração e trabalho em equipe. Os participantes também aproveitaram para explorar as galerias do museu, conhecendo as obras de arte e os espaços culturais que fazem do Inhotim um local único no Brasil. Com uma programação diversificada e enriquecedora, o evento deixou uma marca positiva nos participantes, que saíram renovados e motivados para continuar lutando por seus ideais.
Segundo a coordenadora Bruna Paiva, do Sindicato Intermunicipal da Indústria Química, Farmacêutica, de Material Plástico e Cosméticos de Juiz de Fora (Sinquifar) o diferencial do encontro este ano foi que ele aconteceu em ambientes externos à FIEMG, promovendo maior interação entre os coordenadores. “Fomos muito bem recebidos pela DS e tivemos dias inteiros de muitas atividades para os participantes, que foram divididos em equipes, com tarefas a cumprir. Cada equipe foi definida por uma cor e mascote, de forma que as peculiaridades e características de cada animal fossem destacadas e aplicadas ao grupo, para que este pudesse realizar o desafio proposto”, disse.
Já o coordenador do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Juiz de Fora (Metal JF), Gabriel Fagundes, destacou que o encontro proporcionou uma plataforma para explorar temas como a comunicação não violenta e os impactos da Inteligência Artificial na sociedade dos dias de hoje. “O evento foi muito enriquecedor, realizado em ambientes únicos, como o Museu de Inhotim, um cenário deslumbrante que serviu de palco para a discussão de estratégias e desafios relacionados ao tema”, ressaltou.
Representando a Zona da Mata, participaram também do evento as coordenadoras Elisângela Ribeiro (Sindipan); Glauci Fuzário (Sinduscon-JF); Heliane Hilário (Intersind); Mercês de Souza (Sindigraf-JF), Regina Nascimento (Sindivest- JF-GV) e Suely Vardiero (Sindivest-MG – Delegacia Regional de Muriaé).
Graciele Vianna
Imprensa FIEMG