A FIEMG realiza no dia 22 de maio, no Minascentro, em Belo Horizonte, a celebração do Dia da Indústria 2025, com uma grande cerimônia para homenagear empresários, alunos e profissionais da educação que se destacaram no último ano. Com o tema “A FIEMG investe em desenvolvimento. Você transforma Minas Gerais”, o evento reafirma o papel transformador do setor industrial na economia mineira e nacional.
Ricardo Valadares Gontijo, diretor da Direcional Engenharia, vai receber o Mérito Industrial CNI do ano; e Guilherme Abrantes, presidente do Sindicato da Indústria de Laticínios de Minas Gerais (Silemg) e diretor financeiro da FIEMG, será homenageado como Industrial do Ano. Já a Comenda do Mérito Industrial de 2025 será entregue para empresários que atuaram em prol do crescimento e fortalecimento do setor produtivo.
Entre os agraciados o Mérito Industrial, está o empresário José Carlos Nunes Freire, de Juiz de Fora, indicado pela FIEMG Regional Zona da Mata e pelo Sindicato das Indústrias de Meias de Juiz de Fora (Sindimeias-JF). Fundador da Primar Indústria Têxtil Ltda., José Carlos é um exemplo de dedicação, superação e compromisso com o crescimento da indústria têxtil em Minas Gerais.
A FIEMG celebra o Dia da Indústria também com o Mérito Inovação na Indústria, que será entregue aos representantes da Metalúrgica Soares Indústria e Comércio Ltda., de Itaúna, no Centro-Oeste; e Painelbras Engenharia e Comércio Ltda., de Contagem, na Grande BH. Além dessas homenagens, a Federação enaltece alunos, professores e instrutores SESI e SENAI que se destacaram nos últimos meses, conferindo a eles o Mérito “Portadores de Futuro”.
“Em 2025, a FIEMG renova sua missão de ser parceira de quem constrói, empreende e transforma. Investimos onde mais importa: nas pessoas, nas ideias e no poder da indústria mineira de gerar impacto real. Acreditamos que cada empresário, cada iniciativa e cada negócio têm o poder de impulsionar mudanças que vão além dos muros do setor industrial”, diz o presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, ao destacar a importância da data para a indústria e entidade.
O homenageado da Zona da Mata
A história de José Carlos Nunes Freire com o setor têxtil começou de forma curiosa e determinada. Em 1984, ainda trabalhando em uma distribuidora de medicamentos, ele escutou o som de máquinas de meias em funcionamento enquanto ia para o trabalho. A curiosidade virou paixão e, logo, investimento: comprou sua primeira máquina de meias mesmo sem ter experiência na área.
Após períodos de tentativas, acertos e erros, José Carlos fundou, em 2000, a Primar Indústria Têxtil Ltda., iniciando suas operações com texturização de fios no bairro Fábrica, em Juiz de Fora. No mesmo ano, migrou as operações para o bairro Santa Luzia e iniciou o investimento em maquinário eletrônico italiano de alta tecnologia para a produção de meias. O esforço resultou em uma linha de produção moderna, com foco em qualidade e inovação, que tornou a Primar referência em seu segmento.
Hoje, a empresa conta com 43 máquinas eletrônicas de última geração e 37 colaboradores, produzindo meias para diversos públicos e padrões, além de itens personalizados para grifes. Recentemente, a Primar expandiu sua atuação também para a produção de cuecas da marca Halk – adulto e infantil.
Compromisso com a indústria, a comunidade e o associativismo
A Primar é reconhecida por sua cultura de excelência, prezando pela ética, seleção rigorosa de fornecedores, valorização dos recursos humanos e busca contínua pela melhoria de processos. José Carlos lidera a empresa com espírito de inovação, mas também de valorização do coletivo.
Seu comprometimento com o associativismo industrial é evidente. Associado ao Sindimeias-JF, José Carlos sempre se mostrou ativo na defesa dos interesses do setor, promovendo o fortalecimento da indústria regional. Ele também faz questão de transmitir aos filhos a importância de atuar em conjunto, contribuindo para o desenvolvimento de todo o ecossistema industrial.
Mérito reconhecido
De acordo com o presidente do Sindimeias-JF, João Luis Rocha do Amaral, a indicação ao Mérito Industrial 2025 é um reconhecimento à perseverança, ao espírito empreendedor e à contribuição efetiva de José Carlos para a indústria mineira. Sua trajetória inspira não apenas novos empresários, mas demonstra como a paixão pelo que se faz, aliada ao trabalho ético e à inovação, pode transformar realidades.
Para a presidente da FIEMG Regional Zona da Mata e do Sindivest JF-GV, Mariângela Marcon, “é uma honra homenagear José Carlos, um exemplo de que a indústria se constrói com coragem, trabalho e visão. Sua história representa o que há de melhor no empreendedorismo mineiro”, afirma.
Sobre o Dia da Indústria
Celebrado oficialmente desde 1957, o Dia da Indústria foi instituído pelo presidente Juscelino Kubitschek. Em Minas Gerais, a FIEMG realiza anualmente a entrega das homenagens, reconhecendo empresários que contribuíram para o fortalecimento do setor. A escolha dos homenageados é feita com base em critérios como pioneirismo, inovação e relevantes serviços prestados à comunidade.
Clique aqui e confira o book completo com os homenageados do Dia da Indústria 2025.
José Carlos Nunes Freire foi o indicado da Zona da Mata para receber o Mérito Industrial da FIEMG
.
Graciele Vianna
Imprensa FIEMG