A FIEMG, por meio do Centro de Inovação e Tecnologia CIT SENAI, e a ArcelorMittal firmaram um termo de cooperação para o Centro de Descarbonização Industrial. A parceria foi oficializada nesta segunda-feira (23/10) pelos presidentes da Federação, Flávio Roscoe, e da empresa no Brasil, Jefferson De Paula, durante a abertura do Imersão Indústria, realizado até quinta-feira no Minascentro, em Belo Horizonte.
O Centro Descarbonização Industrial no CIT SENAI é uma iniciativa para apoiar a indústria mineira no desenvolvimento de tecnologias viabilizadoras da descarbonização, conforme Flávio Roscoe. “Essa parceria com a ArcelorMittal Brasil está focada no desenvolvimento de tecnologias e soluções voltadas para o setor siderúrgico, especialmente no desenvolvimento de projetos pesquisa, desenvolvimento e inovação, visando à redução de emissões de gases de efeito estufa, sobretudo o CO2, e à aplicação de fontes alternativas renováveis de energia”, destacou Roscoe.
“A criação do Centro CIT/SENAI de Descarbonização Industrial é mais um passo importante na nossa jornada de descarbonização. Para nós da ArcelorMittal, a parceria com a Fiemg é muito relevante, tendo em vista que um dos principais desafios da nossa sociedade e da indústria é alcançar a neutralidade do carbono. Este centro será fundamental para desenvolvermos em conjunto novas tecnologias que irão garantir a sustentabilidade das nossas operações”, afirmou Jefferson De Paula.
As principais áreas temáticas do Centro de Descarbonização se concentram no desenvolvimento e aplicação de combustíveis sustentáveis, execução de tecnologias para uso do hidrogênio, de captura e uso do CO2 e novas tecnologias de produção de aço.
O líder empresarial frisou também que o centro vai funcionar de “forma sinérgica e complementar aos institutos CIT SENAI para potencializar e ampliar o atendimento de demandas tecnológicas”.
A estrutura do Centro de Descarbonização terá equipamentos que permitem a realização de testes e condução inicial de projetos de descarbonização e aqueles complementares à infraestrutura dos Institutos do CIT SENAI. O plano de investimento aprovado é de R$ 34 milhões, com previsão de realização dos gastos até o final de 2024, quando é planejado que a infraestrutura esteja em pleno funcionamento.
Clique aqui e veja outras fotos
Rafael Passos
Imprensa FIEMG