A presidente da FIEMG Regional Zona da Mata e do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Juiz de Fora e Governador Valadares (Sindivest JF-GV), Mariângela Miranda Marcon, foi recebida no dia 15 de agosto pela prefeita de Juiz de Fora, Margarida Salomão, em uma nova agenda institucional no gabinete da chefe do Executivo. O encontro contou com a participação do secretário de governo, Ronaldo Pinto Júnior, de representantes do Instituto Médico Psicopedagógico (IMEPP) e do consultor de relações com o mercado da FIEMG, Weder Carminati, e abordou três pautas estratégicas: inclusão e acessibilidade no mercado de trabalho, inovação em educação e projetos de qualificação profissional.
Seminário de Inclusão e Acessibilidade
Mariângela apresentou, ao lado do presidente do IMEPP e do Conselho da Pessoa com Deficiência de Juiz de Fora, Luiz Fernando Frezz; do diretor institucional do IMEPP, Antônio Moraes, e da ex-presidente deste Conselho, Valéria Andrade, o projeto do I Seminário de Inclusão e Acessibilidade da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho, que será realizado pelo IMEPP nos dias 18 e 19 de setembro, no auditório da OAB Juiz de Fora, com apoio da FIEMG Regional ZM.
A iniciativa busca ampliar o debate sobre os desafios e oportunidades da inserção de pessoas com deficiência no emprego formal, disseminar boas práticas e instituir, ao final do evento, o Fórum de Inclusão e Acessibilidade da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho. A prefeita Margarida Salomão apoiou a iniciativa: “A inclusão é um valor inegociável. Estamos sempre buscando criar condições para que todos possam ter acesso ao trabalho digno, com respeito e oportunidades reais”, disse.
Educação e inovação
Mariângela Marcon também convidou a prefeita para participar do Seminário de Educação do SESI, que seria realizado em Juiz de Fora, no dia 19 de agosto, compromisso prontamente aceito por Margarida. No encontro, ainda foi debatido o projeto das oficinas de robótica educacional do SESI, que podem ser aplicadas nas escolas municipais. Segundo a prefeita: “Não tem como preparar nossas crianças para a vida sem tecnologia. Se não trouxermos a inovação para dentro das escolas, estaremos excluindo os alunos desde cedo. Temos muito interesse em parcerias nessa área”, declarou.
Qualificação e projetos sociais
Outro tema levado à prefeita pela FIEMG Regional ZM foi o PTS, Projeto de Trabalho Social vinculado ao “Minha Casa, Minha Vida” e voltado aos beneficiários deste programa. O SENAI realiza a qualificação profissional e o SESI o acompanhamento social. A proposta é oferecer formação técnica e suporte às famílias contempladas pelo programa habitacional, promovendo empregabilidade e inclusão social.
Compromisso conjunto
Para a presidente Mariângela Marcon, o encontro reafirma a importância do diálogo permanente entre indústria e poder público: “A FIEMG Regional ZM acredita no poder das parcerias para transformar realidades. A inclusão das pessoas com deficiência, a inovação em educação e a qualificação profissional são pilares que contribuem não apenas para a cidadania, mas também para o desenvolvimento econômico e social de Juiz de Fora”, disse.
.
.
Graciele Vianna
Imprensa FIEMG