A FIEMG Regional Zona da Mata promoveu, nos dias 15, 22 e 29 de setembro, o treinamento online “Jornada do RH”, uma capacitação gratuita voltada para o fortalecimento da atuação estratégica de líderes e profissionais de Recursos Humanos nas indústrias da região. Com carga horária de 3 horas, distribuídas em três encontros interativos de 1 hora cada, a iniciativa buscou oferecer conteúdos práticos e inspiradores que demonstram que liderar vai muito além de executar tarefas operacionais: trata-se de engajar pessoas com autenticidade, comunicar com impacto e transformar equipes por meio da gestão eficaz, da motivação e do feedback construtivo.
A proposta foi desenvolvida em formato de palestra-dialogada, com metodologia ativa que incluiu o uso de slides dinâmicos, exemplos reais, ferramentas aplicáveis ao cotidiano dos profissionais e espaço para perguntas e reflexões. Entre os principais temas trabalhados estiveram a gestão de equipe, a motivação como estratégia para engajamento genuíno, além da comunicação e do feedback como ferramentas fundamentais para fortalecer relações e construir pontes entre líderes e colaboradores.
O público do treinamento foi formado por gestores de Recursos Humanos, psicólogos organizacionais, líderes de equipes, recrutadores, estudantes e demais interessados na temática. A condução ficou a cargo de Aretha Henrique Martins Salomão, psicóloga formada pela UFJF, com especialização em Gestão Estratégica de Recursos Humanos, MBA em Organizações e Estratégias e mestrado em Sistemas de Gestão. Aretha possui sólida experiência em gestão estratégica de pessoas, consultoria empresarial, recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, coaching, mentoring, educação para adultos e responsabilidade social, trazendo uma visão prática e inovadora sobre os desafios da liderança no contexto industrial.
Segundo o analista de Relações Empresariais da FIEMG Regional ZM, Gilmar Peixoto, a iniciativa foi um marco pela inovação no formato e pela adesão dos participantes. “Este foi um projeto um pouco diferente do que costumamos realizar, justamente pela proposta de ser um evento rápido, mas também com conteúdo relevante. Nosso objetivo foi trazer a oportunidade para empresas não só de Juiz de Fora, mas de toda a região, inclusive de cidades mais distantes de nossa unidade, e para profissionais de RH que nem sempre conseguem estar presentes em treinamentos e eventos com cargas horárias maiores. Acredito que foi mais uma experiência muito enriquecedora”, disse.
Ele ressaltou ainda que “A Jornada do RH” proporcionou aos mais de 150 participantes a oportunidade de se desenvolverem. “Foi gratificante ver o engajamento do público ao longo das três semanas do projeto, as trocas de experiências e o reconhecimento da relevância dos temas para a gestão de pessoas. Essa ação reforça nosso compromisso em oferecer soluções que fortaleçam os participantes, as empresas e contribuam para a valorização dos profissionais de RH”, destacou.
.
Graciele Vianna
Imprensa FIEMG