Em visita institucional ao Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) realizado no dia 16 de julho, a presidente da FIEMG Regional Zona da Mata e do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Juiz de Fora e Governador Valadares (Sindivest JF-GV), Mariângela Miranda Marcon, apresentou iniciativas estratégicas voltadas ao desenvolvimento empresarial da região. Representando o DER, participaram do encontro o chefe da unidade regional do Departamento (30º URG), Mauro Alexandre Gomes, e o chefe do Núcleo Técnico da unidade, Alexandre Roberto Pinto.
Entre os temas abordados, destacou-se a retomada, pela FIEMG Regional Zona da Mata, da proposta de implantação de uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE) na região, reforçada pelas atualizações legais promovidas em 2021, que tornaram o modelo mais atrativo. Como alternativa, também foi mencionada a possibilidade de instalação de um armazém alfandegado no Porto Seco de Juiz de Fora, com vistas à facilitação do comércio exterior regional.
Durante a reunião, Mariângela ressaltou os diferenciais logísticos de Juiz de Fora, como sua localização estratégica e o potencial de transporte multimodal, mas alertou para os entraves gerados pela precariedade de acesso ao Aeroporto Regional da Zona da Mata, situado nos municípios de Goianá e Rio Novo. A presidente relatou tratativas já iniciadas com a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) sobre o assunto e reforçou junto ao DER a urgência de intervenções na malha viária que liga a cidade de Juiz de Fora ao aeroporto.
Em resposta, Mauro Alexandre Gomes informou que o processo licitatório para as obras já foi concluído, encontrando-se em fase de contratação da empresa responsável. Após a formalização, será emitida a ordem de serviço e o repasse de recursos para o início das obras. Ele também pontuou que há previsão de melhorias em toda a malha viária sob sua jurisdição, inclusive nos acessos ao aeroporto.
Mauro destacou ainda o compromisso do DER em prestar serviços com excelência e colocou-se à disposição para estreitar a comunicação com a FIEMG Regional Zona da Mata, garantindo a atualização constante sobre o andamento das obras. Ressaltou também a abrangência da atuação da regional do DER e a disposição em intermediar demandas que envolvam outras regiões administrativas, aproximando a FIEMG dos respectivos responsáveis.
Ao final, a presidente Mariângela Marcon reiterou a importância da parceria institucional com o DER e demais entes públicos, propondo um canal permanente de diálogo para tratar das necessidades e oportunidades de infraestrutura da região. Reforçou, inclusive, sua disponibilidade para buscar apoio direto junto ao Governo do Estado, visando garantir avanços estruturais essenciais ao desenvolvimento regional.
.
Graciele Vianna
Imprensa FIEMG