A noite do dia 15 de setembro foi marcada por emoção e reconhecimento no auditório da FIEMG Regional Zona da Mata, em Juiz de Fora, que sediou a solenidade de formatura dos alunos do SENAI – Centro de Formação Profissional José Fagundes Netto, de Juiz de Fora. Ao todo, 42 estudantes concluíram os cursos técnicos nas turmas de Eletrotécnica e Mecânica, todos preparados para ingressar no mercado de trabalho e contribuir para o fortalecimento da indústria.
A cerimônia contou com a participação da presidente da FIEMG Regional Zona da Mata e do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Juiz de Fora e Governador Valadares (Sindivest JF-GV), Mariângela Miranda Marcon, e foi aberta pelo diretor das unidades SENAI Juiz de Fora, André Leandro Fonseca Pimentel. Representando os formandos, os oradores das turmas fizeram seus discursos relembrando a trajetória do curso no SENAI e, em seguida, os paraninfos trouxeram mensagens de inspiração e reconhecimento ao esforço dos alunos.
O instrutor Wallace Valentim, paraninfo da turma de Eletrotécnica, ressaltou a coragem e a determinação dos formandos: “Valeu a pena tudo o que vocês passaram para chegar até aqui. Hoje vocês podem ver o quanto cresceram como pessoas e profissionais e estão prontos para encarar os desafios do mercado de trabalho”, disse. Já o paraninfo da turma de Mecânica, instrutor Gilmarcos Diniz, ressaltou que este é mais um passo de uma grande trajetória que os alunos vão seguir. “Desejo sucesso a vocês e destaco que é muito gratificante ver o SENAI com 80 anos de trabalho tendo fôlego e motivação para continuar inovando e compartilhando conhecimento”.
O instrutor homenageado, Adalberto Crispim, agradeceu pela oportunidade de contribuir para a formação dos alunos: “Há 10 anos eu estava na posição de vocês, sem saber o que o futuro me esperava. Não desistam dos seus sonhos e permaneçam buscando conhecimento”, disse. Foi realizado então o juramento dos formandos, em que os novos técnicos se comprometeram a exercer sua profissão com ética, responsabilidade e dedicação ao desenvolvimento da sociedade, e a entrega dos certificados, oficializando a conclusão desta etapa fundamental em suas vidas.
Em seu pronunciamento, a presidente Mariângela Marcon destacou a importância da formação profissional na vida dos jovens e o reconhecimento que o SENAI carrega no mercado: “Ser técnico formado pelo SENAI é ser reconhecido em qualquer lugar. Mais do que resolver problemas, vocês devem apresentar soluções. As coisas mudam tanto e tão rapidamente que vocês vão ter que se aprimorar no dia a dia e buscar mais capacitação. Cada conhecimento adquirido abre novas portas no mercado. Como mãe, é uma alegria imensa ver os filhos de outras mães recebendo um diploma que trará para eles um futuro melhor”, destacou.
O diretor do SENAI Juiz de Fora, André Leandro Fonseca Pimentel, também enalteceu a trajetória dos concluintes e o compromisso da instituição com a excelência:
“Hoje vocês são ex-alunos do Senai que se tornaram técnicos e isso é uma grande responsabilidade. É motivo de orgulho poder testemunhar o desenvolvimento de vocês e fazê-los refletir sobre o verdadeiro significado da palavra técnico, alguém que atua em benefício da indústria e do mercado de trabalho. A formação técnica não é sobre adquirir conhecimento, é sobre entender a aplicação prática do conhecimento no mercado de trabalho”, disse.
A presidente Mariângela Marcon destacou sua satisfação em participar de mais uma cerimônia de conclusão de curso da instituição de ensino: “O SENAI chega aos seus 80 anos formando profissionais que unem técnica, responsabilidade e inovação, preparando cidadãos capazes de contribuir para o desenvolvimento da indústria e para a construção de um futuro melhor. E isso é extremamente positivo”, declara.
.
Graciele Vianna
Imprensa FIEMG