Juiz de Fora foi palco, no dia 19 de agosto, da terceira edição do Fórum de Educação – Regional Zona da Mata, promovido pelo SESI MG, evento que já passou por Ubá e Barbacena nesta região. Realizado no Hotel Constantino, o encontro reuniu cerca de 100 participantes, entre eles representantes de 25 prefeituras, incluindo Juiz de Fora e cidades do entorno, sendo nove prefeitos, dois vice-prefeitos e diversos secretários de Educação. O evento teve como objetivo apresentar as soluções educacionais desenvolvidas pela Rede SESI, promover a troca de experiências, fomentar parcerias estratégicas e fortalecer a educação pública municipal.
Educação como eixo de transformação
Na abertura do Fórum, a presidente da FIEMG Regional Zona da Mata e do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Juiz de Fora e Governador Valadares (Sindivest JF-GV), Mariângela Miranda Marcon, destacou o compromisso do SESI com a inovação e a formação cidadã: “Tenho uma satisfação muito grande de ver como o SESI trata a questão educacional, como investe em tecnologia e inovação. O menino de hoje é bem diferente das gerações anteriores, e as novas formas de aprender vão colocá-lo na vanguarda, como profissional de sucesso e cidadão crítico. Não falo apenas como presidente, mas como avó de um aluno do SESI: vocês, como gestores municipais, têm em mãos o poder de contribuir para um mundo melhor. O futuro estamos construindo agora”, disse.
A prefeita de Juiz de Fora, Margarida Salomão, reforçou a importância da educação como ferramenta de inclusão e mobilidade social: “O Sistema S é estratégico para a educação brasileira. Investir em conhecimento é uma forma de garantir cidadania, prosperidade e inclusão. Não podemos ignorar as tecnologias – temos o compromisso democrático de disponibilizá-las a todas as crianças. A inovação é irreversível, e queremos acompanhá-la para garantir que nossos alunos tenham acesso às possibilidades que o futuro promete”, declarou.
A força da Rede SESI
Na sequência, a assessora executiva de Educação Básica do SESI MG, Maria Conceição Caldeira de Oliveira, apresentou as soluções educacionais do SESI. “Estamos na educação desde 1961. Hoje temos 46 escolas, 23 mil alunos e 1.250 professores. Nossa meta, definida pelo presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, é chegar a 60 escolas e 50 mil alunos no próximo ano. O que desenvolvemos em nossas escolas SESI é um grande laboratório de inovação, e aquilo que dá certo levamos para apoiar os municípios. Oferecemos soluções educacionais factíveis, testadas e comprovadas, para que possam potencializar ainda mais a qualidade da educação pública”, disse.
Também foram apresentadas palestras sobre Gestão Pública Inovadora e Eficaz e Serviços Educacionais SESI, conduzidas pela analista do Sistema SESI de Ensino, Guilhermina Moreira Jardim, que demonstram como a instituição pode apoiar os municípios. Entre os programas e ferramentas oferecidos pela Rede, foram destacados: Consultoria pedagógica com trilha de formação para profissionais da educação; Robótica Educacional; Sistema de Ensino e Material Didático SESI MG; e Orientações para captação de recursos federais destinados à educação. Guilhermina reforçou o compromisso do SESI com a educação infantil: “Temos dados que nos qualificam para chegar aos espaços de trabalho dos municípios. A educação infantil, para nós, é compromisso e responsabilidade”, destacou.
O gerente regional do SESI/SENAI Zona da Mata, Humberto Rezende, reforçou o papel da instituição como parceira dos municípios: “A Rede SESI cresce não apenas em número de escolas e alunos, mas principalmente na qualidade do ensino. Estamos preparados para contribuir com as redes municipais e potencializar a educação local”, disse. Estiveram também presentes no evento para atender os participantes e tirar dúvidas os gerentes da escola SESI Granbery, de Juiz de Fora, Vander Montesse, e da escola SESI/SENAI São João Nepomuceno, Renata Dalton. Ainda prestigiando o encontro, participaram os presidentes de Sindicatos: Ana Lúcia Machado Sabino (Metal JF); Carlos Eduardo Manera (Sinduscon-JF); Flávia Gonzaga (SIA-JF); Henrique Thielmann (Sinquifar); Heveraldo Castro (Sindipan-JF); João Luis Amaral (Sindimeias-JF); José Roberto Schincariol (Sindivest-SJN) e Sérgio Picoli (Sindigraf-JF).
Ao final os convidados estiveram reunidos em um almoço de confraternização, fortalecendo laços institucionais para projetos futuros. Para a presidente Mariângela Marcon, o encontro é um marco para a região: “A parceria entre a indústria, o poder público e a sociedade é a chave para transformar a educação básica e preparar nossas crianças para os desafios do amanhã. Nossa união fortalece os caminhos que buscamos para a Zona da Mata e todo o estado de Minas. Se não investirmos na educação das nossas crianças, não teremos um futuro próspero. O SESI está aqui para contribuir com os municípios nessa missão”, concluiu.
Graciele Vianna
Imprensa FIEMG