A cidade de Barbacena recebeu, no dia 13 de agosto, a segunda edição do Fórum de Educação – Regional Zona da Mata, promovido pelo SESI MG. Realizado no Hotel Grogotó, o evento reuniu prefeitos, vice-prefeitos, secretários de Educação e gestores públicos 34 municípios, além de lideranças da indústria e representantes do SESI, SENAI e FIEMG. O objetivo foi apresentar as soluções educacionais desenvolvidas pela Rede SESI e fomentar parcerias voltadas à melhoria da qualidade da educação pública municipal.
Participaram do evento a presidente da FIEMG Regional Zona da Mata e do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Juiz de Fora e Governador Valadares (Sindivest JF-GV), Mariângela Miranda Marcon; o prefeito de Barbacena, Carlos Augusto Soares do Nascimento; o presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Barbacena (Simelp), Jayme Carvalho; a vice-presidente do Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de Barbacena (Sinduscom-Barbacena), Rafaela Ramalho; a gerente de Educação Básica do SESI MG, Flávia Dias Bento; o gerente regional do SESI/SENAI Zona da Mata, Humberto Rezende, a analista do Sistema SESI de Ensino, Guilhermina Moreira Jardim (Editora SESI), e o gerente do SESI/SENAI Barbacena, César Nunes Ferreira, entre outras lideranças.
Mariângela Marcon conduziu a abertura do Fórum destacando a relevância do encontro. “O mundo mudou e precisamos expandir nossa visão para novos horizontes. Parabenizo todos vocês que estão aqui hoje, dispostos a conhecer as soluções pedagógicas que o SESI tem a oferecer. Tenho certeza de que estarão construindo um novo caminho para suas cidades”, afirmou. Ela lembrou ainda que a Rede SESI Minas já conta com 46 escolas e cerca de 23 mil alunos, e que a meta é chegar a 60 escolas e 50 mil alunos nos próximos anos. “O SESI está de portas abertas para apoiar as cidades com soluções educacionais modernas, alinhadas à inovação e à tecnologia. Se não investirmos na educação das nossas crianças, não teremos um futuro próspero. Nosso propósito é contribuir para transformar a realidade da educação básica no estado”, reforçou.
O prefeito de Barbacena, Carlos Augusto Soares, destacou a importância da aproximação com o SESI: “Este é um momento enriquecedor. Precisamos aprender com quem sabe fazer bem, com projetos inovadores como o programa de capacitação continuada que o SESI conduz. Já estamos trazendo o ensino de Robótica do SESI para Barbacena. Investir em educação continuada é plantar uma semente de futuro. A mudança de vida está em nossas mãos”.
Palestras e apresentações técnicas
Após as palavras de abertura, foram realizadas as palestras técnicas. A analista Guilhermina Jardim apresentou as soluções educacionais da instituição e falou sobre gestão pública inovadora e eficaz, reforçando o compromisso da Rede com a educação infantil: “Temos dados que nos qualificam para chegar aos espaços de trabalho dos municípios. A educação infantil, para nós, é compromisso e responsabilidade”, destacou.
Na sequência, Flávia Bento apresentou os diferenciais da rede SESI e os resultados de destaque obtidos nas avaliações externas. “O SESI Minas é hoje a maior rede privada de educação do estado e, somado aos demais SESIs do país, a maior do Brasil. Colocamos a qualidade no centro das nossas ações e já somos reconhecidos como referência nacional. Nosso material didático é estratégico, feito na perspectiva do aluno, para formar adultos socialmente competentes”, ressaltou.
O gerente regional do SESI/SENAI Zona da Mata, Humberto Rezende, reforçou o papel da instituição como parceira dos municípios: “A Rede SESI cresce não apenas em número de escolas e alunos, mas principalmente na qualidade do ensino. Estamos preparados para contribuir com as redes municipais e potencializar a educação local”.
Soluções educacionais apresentadas
Entre os programas e ferramentas oferecidos às redes municipais, foram destacados: Consultoria pedagógica com trilha de formação para profissionais da educação; Robótica Educacional; Sistema de Ensino e Material Didático SESI MG; Orientações para captação de recursos federais destinados à educação. Após a rodada de apresentações, os participantes tiveram espaço para perguntas e debates, encerrando o encontro com um almoço de confraternização.
Futuro da educação em Barbacena
Aproveitando a agenda, a presidente Mariângela Marcon, acompanhada pelo gerente do SESI/SENAI Barbacena, César Ferreira; pelo analista de Relações Empresariais da FIEMG, Gilmar Peixoto; e pela consultora interna de Comunicação, Graciele Vianna, visitou o terreno, de 15 mil m2, onde será construída a nova unidade integrada SESI/SENAI da cidade, que será a maior escola integrada do estado. “O propósito da FIEMG e do SESI MG é atuar como parceiros estratégicos dos municípios, com foco em transformar a educação básica e preparar as novas gerações para os desafios do futuro”, concluiu Mariângela.
.
Graciele Vianna
Imprensa FIEMG