Nos dias 3 e 4 de abril, o BH Shopping se transformou no epicentro da indústria com a realização da 6ª edição do Imersão Indústria, um evento que marcou o cenário de negócios e inovação, trazendo mais de 50 horas de conteúdo especializado e atividades simultâneas. Promovido pela FIEMG, o encontro reuniu lideranças empresariais, autoridades e especialistas de renome nacional para debater os desafios e as oportunidades da indústria no atual cenário econômico e tecnológico.
A presidente da FIEMG Regional Zona da Mata e do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Juiz de Fora e Governador Valadares (Sindivest JF-GV), Mariângela Marcon, marcou presença no evento, que contou com 3.838 participantes, que tiveram a oportunidade de se conectar, compartilhar conhecimentos e discutir as principais tendências e desafios que moldarão o setor industrial nos próximos anos em um encontro que se destacou pela diversidade e profundidade dos temas abordados. As coordenadoras sindicais da Zona da Mata, que estiveram em Belo Horizonte para participar do Encontro Anual promovido pela área de Desenvolvimento Sindical da FIEMG, também tiveram a oportunidade de participar do Imersão indústria.
Ao longo dos dois dias, foram apresentadas 43 palestras, conduzidas por especialistas renomados, abordando assuntos importantes como inovação, sustentabilidade, gestão, transformação digital, política institucional e o futuro da produção industrial. Entre os destaques, Murilo Gun trouxe para o encontro uma reflexão provocadora sobre a criatividade como ferramenta de solução, enquanto o senador Rogério Marinho ressaltou o papel fundamental das instituições brasileiras na construção de uma democracia sólida. Já Luciana Nicola, diretora de Relações Institucionais e Sustentabilidade do Itaú Unibanco, tratou dos compromissos ESG e da atuação empresarial para um futuro mais responsável.
Também trouxeram contribuições importantes: Fábio Nudge, referência em consciência digital, que discutiu os impactos da transformação tecnológica e a adaptação das empresas à era da inteligência artificial; e Leandro Figueiredo, diretor de Marketing do Grêmio, que fez uma ponte entre o mundo do esporte e da gestão de alta performance nas organizações. Durante o evento, a FIEMG também lançou o programa FIEMG Anjos, que visa conectar empresários e investidores para fomentar o empreendedorismo inovador. Além disso, a NUU Alimentos foi reconhecida com o Selo Indústria Responsável, destacando suas práticas sustentáveis e o compromisso com a adoção de energia 100% renovável.
Além da programação de conteúdo, o Imersão Indústria 2025 ofereceu rodadas de negócios, áreas de experiência e oportunidades de networking estratégico com grandes empresas e instituições, fortalecendo laços entre empreendedores, fornecedores e investidores. Na oportunidade, o presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, fez uma reflexão sobre a importância do papel do empresário na construção de uma sociedade mais próspera. “O Brasil tem muitas carências, mas a maior delas está na educação e na saúde. Precisamos focar na qualidade do atendimento ao aluno, ao paciente. Só assim, com uma sociedade mais bem formada e com saúde de qualidade, é que conseguiremos ter um Brasil mais próspero”, disse.
Para fechar com chave de ouro, o Imersão realizou a palestra magna sobre o sistema de precedentes das cortes supremas do país, com a presença ilustre da ministra do STF e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Carmen Lúcia, que fez uma fala contundente sobre ética, cidadania e o fortalecimento institucional como pilares para o crescimento social e econômico do país. Ela estava acompanhada por outros convidados importantes, como o ministro Gurgel de Faria, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), e os ministros do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Alexandre Ramos, Breno Medeiros e Evandro Valadão.
O encerramento ficou por conta da professora e influencer Cíntia Chagas, que deu dicas valiosas sobre oratória, etiqueta e comportamento estratégico, capazes de transformar relações profissionais e pessoais. De acordo com a presidente da FIEMG Regional ZM, Mariângela Marcon, foi um evento repleto de conteúdo, interação e novas possibilidades de negócios, que cumpriu seu papel de impulsionar a transformação do setor e gerar oportunidades. “O sucesso do evento reforça o papel da FIEMG como articuladora de iniciativas que impulsionam o desenvolvimento industrial e estimulam o surgimento de novos negócios e soluções para o crescimento sustentável de Minas Gerais”, afirma.
.
Sobre o evento – O Imersão Indústria foi realizado nos dias 3 e 4 de abril, no BH Shopping. O evento foi uma realização da FIEMG, SESI e SENAI e contou com o patrocínio master da Arcelor Mittal e Vale e apoio master do Sebrae MG. O evento teve também o patrocínio ouro da Herculano Mineração, Gerdau, Usiminas, do SICOOB CENTRAL CREDIMINAS, SICOOB CREDIFIEMG, Caixa Econômica Federal e Governo Federal. No patrocínio prata estavam AngloGold Ashanti, Bemisa, CBMM, Copasa, J Mendes, Grupo Avante, Kinross e RHI Magnesita. O evento ainda contou com apoio da Federaminas, do Centro Universitário UNA, da Rede Minas e da Rádio Inconfidência.
.
Graciele Vianna
Imprensa FIEMG