No último domingo, 27 de agosto, foi realizada a cerimônia de encerramento dos Jogos SESI 2023, evento que fez parte também da programação das comemorações dos 60 anos da Cesama (Companhia de Saneamento Municipal de Juiz de Fora), colocando em foco o esporte na cidade. Na ocasião, foram realizadas, no novo Ginásio Poliesportivo Jornalista Antônio Marcos Nazaré Campos, as disputas finais das modalidades de quadra: vôlei misto, queimada, futsal masculino, futsal feminino e cabo de guerra.
Os Jogos SESI não vinham sendo realizados desde 2019, devido à pandemia e, foram retomados este ano com a participação, de 6 de agosto a 6 de setembro, de cerca de 650 atletas-trabalhadores, de 16 indústrias da cidade. A competição está sendo disputada em 10 modalidades esportivas, em vários locais, entre eles o SESI Esportes “José Weiss” e o Clube Campestre do SESI “Nansen Araújo”.
A cerimônia oficial de encerramento contou com a presença do presidente da FIEMG Regional Zona da Mata e do Sindipan-JF, Heveraldo Lima de Castro; do secretário de Esporte e Lazer de Juiz de Fora, Marcelo Matta, representando a prefeita Margarida Salomão; do gerente dos Clubes SESI JF, Glauco de Freitas; do diretor-presidente da Cesama, Júlio César Teixeira; do ex-gerente dos Clubes SESI, José Antônio Bara Miguel; e do supervisor técnico do SESI, Carlos Eduardo Schmidt, entre outras lideranças.
Júlio César Teixeira destacou que a realização da final dos Jogos SESI em um ginásio de grande porte, pela primeira vez, é um marco importante. “É um grande orgulho, permitindo aos funcionários das empresas e ao público em geral conhecerem este espaço, um ginásio que atende todos os requisitos necessários para a realização de uma Olimpíada, e comemorarem também os 60 anos da Cesama. Os Jogos são uma oportunidade de confraternização, interação e relacionamento. Vida longa ao SESI e aos Jogos que retornaram esse ano, com o apoio da Prefeitura e da Cesama”, disse.
O secretário Marcello Matta disse que a retomada dos Jogos foi grandiosa e que é preciso incentivar a participação de mais empresas e atletas nesta competição tão importante para Juiz de Fora. Já o presidente Heveraldo Castro ressaltou que os Jogos SESI representam o que há de melhor na indústria de nossa cidade: a qualidade e a eficiência de nossos profissionais e colaboradores, e que, desde que começaram a ser realizados, na década de 80, são sempre um verdadeiro sucesso. “Acreditamos que se cada atleta-trabalhador levar para o seu local de trabalho os valores do esporte, certamente estará contribuindo muito para o crescimento e o fortalecimento da empresa em que atua”, disse.
Para Carlos Eduardo Alipaz Schmidt, “os jogos sempre tiveram uma importância grande para o esporte juiz-forano e, acompanhando as modalidades, vemos o quanto os trabalhadores aproveitam e desfrutam desse evento”. Já o gerente dos Clubes SESI JF, Glauco de Freitas, destaca que esta competição representa mais um passo na concretização da proposta de trabalho do SESI, que sempre manteve seu foco em investir e promover a qualidade de vida do trabalhador. “Os Jogos SESI conseguem estimular nos participantes, por meio do esporte, atitudes positivas que certamente são aplicadas e refletem no ambiente de trabalho. “Vemos os valores do esporte sendo levados para dentro das empresas e para a vida das pessoas. O espírito de equipe, a capacidade de superar desafios, a disciplina, o comprometimento e a persistência para conquistar objetivos são alguns bons exemplos destas atitudes”, afirma.
Na data do encerramento oficial dos Jogos SESI, se consagraram campeões nas modalidades de quadra disputadas, as empresas Fripai (cabo de guerra e futsal masculino); Cesama (vôlei misto); e Baldi (queimada e futsal feminino). E as disputas das outras práticas esportivas ainda seguem até 06 de setembro, quando ocorre a final do futebol sete master.
Graciele Vianna
Imprensa FIEMG