A Escola SESI Granbery realizou, no dia 2 de dezembro, um encontro especial que emocionou alunos, professores e idosos do projeto SESI + Vida, da Escola de Esportes do Clube SESI Juiz de Fora. A atividade, intitulada “Memórias que Inspiram”, reuniu as turmas do 5º ano da escola e idosas participantes do programa, oferecendo uma vivência de troca afetiva, respeito e aprendizado por meio do diálogo entre gerações.
O encontro teve início com uma sessão de alongamento conduzida pelos profissionais dos Clubes SESI, que buscou promover bem-estar e preparar o grupo para as atividades. Depois, crianças e idosos participaram de uma dinâmica de integração, criando um ambiente leve, acolhedor e propício à troca de experiências. Em seguida, os alunos conversaram com as convidadas, fazendo perguntas sobre a infância, costumes, brincadeiras antigas, memórias felizes, modo de vida e até sobre o estilo de roupas usado “naquela época”. A escuta atenta dos alunos e as histórias cheias de afeto das idosas transformaram o momento em uma verdadeira aula sobre história, cultura, emoções e vínculos.
O objetivo do projeto foi fortalecer o respeito intergeracional, sensibilizar as crianças para a importância do cuidado com os mais velhos e reconhecer o valor das memórias familiares como fonte de conhecimento. Além disso, a atividade integrou diferentes componentes curriculares — como Língua Portuguesa, História, Artes, Ciências e Educação Moral e Ética — desenvolvendo competências de escuta, oralidade, empatia, expressão artística e consciência social.
A iniciativa foi organizada pelas professoras Adriana Gomes (responsável pelas aulas do público idoso da Escola de Esportes do SESI), Juliana Oliveira e Júlia Rosa (responsáveis pelo projeto “Memórias que Inspiram”), que ao longo das últimas semanas trabalhou com os alunos o tema do envelhecimento, o valor das histórias de vida e a importância da convivência respeitosa entre gerações. O encontro marcou mais uma ação integrada entre a Escola SESI Granbery e os Clubes SESI, reforçando o propósito da instituição de promover educação completa — intelectual, social, emocional e cidadã — em um ambiente que valoriza a comunidade, o cuidado e as relações humanas.

.
Graciele Vianna
Imprensa FIEMG

