O lançamento do projeto Minas Trend Kids – Baby e Teens é um divisor de águas para o Minas Trend. Esta foi a avaliação do presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), Flávio Roscoe, na cerimônia de abertura da 31ª edição do evento, no dia 16 de abril, no Minascentro. “Com certeza, é a grande novidade do Minas Trend, um nicho que estreia em grande estilo. Acredito que, dentro de mais três temporadas, o Minas Trend Kids será um evento solo, o maior voltado para a moda infantojuvenil no Brasil”, projeta Roscoe.
O lançamento do projeto abarca 28 marcas expositoras moda infantojuvenil (0 a 16 anos) no Salão de Negócios, sendo que mais de 50% delas são de Minas Gerais, dentre elas, Digi, Gabriela Aquarela, Luluzinha, Manga Fofa, Mio Bebê, Mylu, PinkX e Precoce. A ação é coordenada pela Câmara da Indústria do Vestuário e Acessórios da FIEMG, liderada pela presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Juiz de Fora e Governador Valadares (Sindivest-JF), Mariângela Marcon, com o apoio do Sindicato das Indústrias do Vestuário do Estado de Minas Gerais (Sindivest-MG).
Para os três dias de evento, o casting da Top Agency, produtora executiva do Minas Trend Kids, reunirá cerca de 70 modelos infantis e adolescentes, levando para as passarelas as tendências de uma moda primavera-verão em tons pastel e estampas clássicas que remetem à sofisticação. O Salão de Negócios também terá roupas de festas infantis, malharia, casuais, além de calçados e bolsas.
Outra novidade anunciada por Flávio Roscoe é que a próxima edição do Minas Trend será realizada no BH Shopping. “Será um novo divisor de águas para o evento, com a proximidade direta de muitos de nossos parceiros”, antecipa ele.
O evento de abertura também contou com a presença de representantes de entidades parceiras: Nathalia Larsen, subsecretária de Estado de Cultura e Turismo; Helger Marra Lopes, diretor de participações da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge); Fausto Sebastião Izac, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH); Joaquim Gonçalves, diretor interino do Senac em Minas; Afonso Maria Rocha, superintendente do Sebrae Minas; e José Carlos Lyra de Andrade, presidente da Federação das Indústrias de Alagoas (Fiea).
“A matéria-prima do Minas Trend e a criatividade. Ao reunir grandes nomes do universo fashion, queremos transmitir uma moda construída com imaginação e responsabilidade social, que influencie positivamente todo o Brasil e aproxime efetivamente fabricantes e lojistas”, declarou a subsecretária de Cultura, Nathalia Larsen.
“Minas Gerais tem mais de 70 mil empreendimentos ligados à indústria da moda somente no interior do estado, a maioria deles de micro e pequenas empresas. Esses números podem ser ainda mais expressivos a partir de eventos como o MW. Para isso, precisamos fortalecer toda a cadeia produtiva da moda, visando atingir o consumidor final”, avaliou o presidente da CDL-BH, Fausto Sebastião Izac.
“A moda em Minas está profundamente ligada à cultura local. Belo Horizonte tem mais de mil empresas de vestuário e é reconhecida como a vitrine da moda mineira. Estamos entusiasmados com oportunidade e impulsionar o setor para novos patamares de reconhecimento com mais esta edição do Minas Trend”, afirmou o diretor interino do Senac em Minas, Joaquim Gonçalves.
Esta edição do Minas Trend aconteceu de 16 a 18 de abril e foi uma realização do SESI, do SENAI e da FIEMG, com apoio master do Sebrae-MG, patrocínio da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH), da Codemge, do Senac (Sistema Fecomércio) e da Bling e conta com apoio do Jornal Estado de Minas, UNA, IEL-MG e Consulado da Itália.