A Missão da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) ao Japão terminou no último dia 25 de junho com R$ 140 milhões em investimentos para o Estado. O anúncio foi feito pela Sumitomo Corporation e será destinado à construção de uma unidade de armazenamento e beneficiamento de sementes de soja em Patos de Minas, na região do Alto Paranaíba. A iniciativa vai gerar 40 empregos diretos. A finalização das obras está prevista para o final deste ano e a expectativa é de operação integral até o fim de 2026.
Ao longo dos 5 dias de missão ao país asiático, a delegação de mais de 250 empresários e autoridades brasileiras participou de visitas guiadas à Expo Osaka – um dos maiores eventos globais de inovação, tecnologia e sustentabilidade; de programa executivo de alto nível na Universidade de Osaka, abordando temas como Indústria 5.0 e economia japonesa; além de visitas técnicas a mais de 10 indústrias e instituições de ponta, tais como Panasonic, Suntory, Nippon Steel, Daiwa House, Toyobo, entre outras.
Além disso, a delegação também participou da primeira edição do Brazil Japan Business Forum, que contou com a presença de investidores japoneses e que teve como objetivo fortalecer a imagem de Minas Gerais como parceiro estratégico do país asiático, bem como apresentar aos japoneses as oportunidades de parcerias bilaterais.
A delegação também participou do jantar The Bearer Of The Future, em que o diretor global de Marca, Comunicação e Relações Institucionais da Gerdau, Pedro Moraes Torres Pinto, foi homenageado como executivo Portador de Futuro, por sua liderança em soluções sustentáveis e por contribuir com o fortalecimento do ambiente empresarial em Minas Gerais.
Representando a Zona da Mata mineira, participam da missão a presidente da FIEMG Regional ZM e do Sindivest JF-GV, Mariângela Miranda Marcon, e os presidentes Flávia Gonzaga (SIA-JF e CIJF), Heveraldo Castro (Sindipan-JF), João Luis Rocha do Amaral e Marcelo Assis (Sindimeias-JF). Segundo Mariângela Marcon, as atividades promovidas foram excelentes. “Na visita técnica da moda, extremamente organizada em empresas de referência no setor no Japão, participamos de um almoço empresarial com a presença de mais de 20 empresários de renome, que se uniram a nós para networking. Tive a alegria de ser protagonista da mensagem sobre os objetivos da missão e as nossas impressões sobre nossos irmãos japoneses, cuja cultura prima pela gentileza e respeito postos a serviço de nossos líderes e empresários que compunham a Expo Osaka 2025”, disse.
“A Missão Empresarial Mineira ao Japão foi uma experiência marcante e transformadora. Viemos em busca de conhecimento tecnológico, inovação e soluções sustentáveis, com o propósito de compartilhar esses aprendizados com os empresários e industriais mineiros, promovendo o desenvolvimento estratégico do setor produtivo em Minas Gerais. Essa jornada nos inspira a fomentar a cultura da inovação em Minas Gerais, conectando nosso parque industrial aos avanços mundiais que moldarão o futuro da economia”, destaca Mariângela Marcon.
O presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, juntamente com o governador de Minas, Romeu Zema, e uma comitiva de secretários de Estado, também participaram em Tóquio, de uma agenda junto à Organização Japonesa para Metais e Segurança Energética (JOGMEC), que teve como objetivo apresentar potencialidades do Estado a várias empresas japonesas para eventuais negociações, sobretudo no setor de mineração sustentável.
Segundo a gerente do Centro Internacional de Negócios (CIN) da FIEMG, Rebecca Macedo, a missão ao Japão foi um sucesso e teve como resultado principal a projeção do estado como destino estratégico para investimentos internacionais. “A Missão ao Japão foi um marco na internacionalização da indústria mineira, e do Brasil, ao promover conexões estratégicas com empresas, instituições e centros de inovação de excelência. Com uma agenda intensa que incluiu, dentre suas atividades, visitas à Expo Osaka, visitas técnicas, um Fórum com mais de 300 investidores, cada momento foi cuidadosamente pensado para gerar oportunidades concretas de negócios, parcerias e troca de conhecimento”, disse.
Já o presidente, Flávio Roscoe, destacou que esta foi a maior missão mineira e brasileira já realizada pela entidade e que os resultados são palpáveis. “Os desdobramentos já começam a se materializar em novos contatos e perspectivas reais de investimento e cooperação internacional. Retornamos ao Brasil com uma visão ampliada sobre a relação entre Minas Gerais, Brasil e o Japão”, concluiu
A Missão ao Japão foi uma realização da FIEMG e tem patrocínio da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), patrocínio prata da Usiminas e da Vale, patrocínio bronze da Sigma Lithium, parceria da Gerdau e apoio da Anglo American.
.
Graciele Vianna
Com informações da Imprensa FIEMG e Agência Minas