Mais um importante projeto foi concluído pelo SENAI CIDT Luiz Adelar Scheuer (LAS), de Juiz de Fora. Trata-se da restauração do monumento do avião 14-Bis, uma réplica que fica localizada na Praça Bagatelle, trevo sul da cidade de Santos Dumont. O restauro foi realizado na unidade do SENAI LAS, durante cinco meses, e envolveu uma equipe de técnicos e profissionais, liderada pelo diretor Vander Montesse.
O trabalho é resultado de uma licitação que o SENAI ganhou junto à Prefeitura de Santos Dumont e a reinauguração do monumento aconteceu no dia 23 de outubro, quando se comemora o Dia do Aviador. Com esta ação, o município encerrou as comemorações dos 150 anos de nascimento de Santos Dumont, que é patrono da Aviação Brasileira. O espaço onde fica o avião também foi restaurado e recebeu uma nova jardinagem, gradeamento de proteção no entorno e iluminação de led.
Para Vander Montesse, foi uma grande satisfação estar envolvido no projeto de revitalização do monumento 14 Bis, em nome do SENAI. “Para mim este projeto tem um significado especial, já que participei da idealização do projeto no final da década de 1990, da confecção do monumento e depois, no início da década de 2000, da primeira restauração pela qual o avião passou. Na época isso foi feito pelo Centro Profissional de Formação Profissional de Santos Dumont, escola da qual fui, aluno, professor e diretor. E hoje, 20 anos depois, estar com a equipe do SENAI com a responsabilidade de conduzir essa restauração do 14-Bis foi muito gratificante”, disse.
Durante a reinauguração da Praça Bagatelle, Vander destacou pontos importantes de todo o esforço empenhado nesse trabalho de revitalização do local, que fica às margens da BR-040, uma das mais movimentadas estradas do Brasil, despertando na população o sentimento de valorização e zelo com a história do município. O radar próximo à praça traz a sugestão aos motoristas para que diminuam a velocidade e apreciem este grande marco da história mundial, que atua como um convite para que as pessoas conheçam a Terra do Pai da Aviação.
A restauração no SENAI
Em maio deste ano, o SENAI CIDT LAS iniciou o minucioso trabalho de restauro do monumento do 14-BIS com a desmontagem do avião, que foi içado e trazido para a unidade do CIDT LAS. Com 8 metros de comprimento e 10m de envergadura, a réplica tem 75% do tamanho do avião original, pesa 1,2 mil quilos e é feita com estrutura de chapas e tubos galvanizados. “Nós o trouxemos para o SENAI, uma vez que dispomos na unidade de todos os recursos para a restauração, segundo o que a legislação determina em respeito às leis ambientais. Na escola fizemos o trabalho de restauro, identificando alguns pontos de corrosão na estrutura, que foram remodelados; realizamos a substituição dos cabos de aço e de soldagem, e todo um trabalho de funilaria, necessário devido à ação do tempo”, conta Vander Montesse.
Em 24 anos, esta é segunda vez que o avião passa por melhorias. O último restauro realizado no 14-Bis foi em 2003 e, desde então, o monumento sofreu com diversos atos de vandalismo que danificaram sua estrutura. O trabalho da equipe do SENAI CIDT LAS foi o de restituir a originalidade da aeronave, sem agredir o meio ambiente e realizar todo o processo de pintura automotiva, que garantisse não só padrões estéticos, mas também a proteção do bem tombado.
“Esta foi mais uma ação comemorativa pelos 150 anos de Santos Dumont, quando relembramos esta figura marcante, um dos maiores inventores brasileiros, nascido em Minas Gerais e que deu asas ao mundo graças ao seu intelecto e genialidade. É uma alegria poder participar do projeto e colaborar com a Prefeitura de Santos Dumont para que essas comemorações possam fazer jus ao filho mais ilustre dessa terra”, declara o diretor do SENAI JF, Vander Montesse.
Antes X Depois
Graciele Vianna
Imprensa FIEMG
Colaboração: Portal 14B