Em 25 de junho, a FIEMG Regional Zona da Mata sediou uma reunião promovida pelo SENAI CIDT “Luiz Adelar Scheuer” para apresentar o Programa Brasil Mais Produtivo (B+P) às micro, pequenas e médias empresas do setor industrial da região. O evento destacou os benefícios do programa, incluindo ganhos em produtividade e eficiência energética.
O encontro reuniu presidentes de Sindicatos Patronais e representantes de empresas associadas, com o objetivo de divulgar este novo programa do governo federal, realizado por meio do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), em parceria com entidades como o SENAI. Este é o maior e mais abrangente programa de apoio à produtividade e eficiência energética para micro, pequenas e médias indústrias do Brasil. A meta do governo é impactar até 200 mil empresas e realizar mais de 90 mil atendimentos.
Neste contexto, o SENAI atua como prestador de serviços de consultoria de melhoria de processos, aplicando a metodologia Lean Manufacturing, ou de eficiência energética. A ideia é promover o diagnóstico e a melhoria de gestão das indústrias. O diretor das unidades SENAI Juiz de Fora, Vander Montesse, abriu a reunião falando sobre o trabalho desenvolvido pelo SENAI e os objetivos do programa. “A iniciativa é totalmente custeada para micro e pequenas empresas do setor industrial e oferecida a um custo bem reduzido para empresas de médio porte. E a consultoria do SENAI pode ser oferecida na área de melhoria de processos produtivos, visando aumentar a produtividade e reduzir desperdícios, ou de eficiência energética, para diminuir os custos operacionais das empresas”, disse.
Em seguida, o supervisor de Tecnologia Industrial do SENAI, Jeovane de Souza Martins, detalhou como as empresas podem se cadastrar na plataforma e contratar os serviços. Os consultores presentes, analistas de tecnologia do SENAI, apresentaram suas expertises e explicaram os benefícios que o programa pode proporcionar, como a redução de desperdício e o ganho de produtividade. Entre os participantes, estavam as presidentes de Sindicatos Ana Lúcia Machado Sabino (Metal JF), Flávia Gonzaga Costa (SIA-JF) e Mariângela Miranda Marcon (Sindivest JF-GV), que puderam esclarecer dúvidas sobre a implementação prática da consultoria.
O programa oferece uma carga horária variável, dependendo do porte da empresa, e inclui também a capacitação dos funcionários para melhorar o desempenho geral das indústrias. O Programa B+P já está em andamento, com várias empresas atendidas. O SENAI está atualmente captando novos interessados para preencher as vagas remanescentes, oferecendo uma oportunidade única para as indústrias da região aprimorarem seus processos e se tornarem mais competitivas.
Para mais informações sobre o Programa B+P, entre em contato com o SENAI CIDT LAS pelo telefone (32) 3221-8666.
.
Graciele Vianna
Imprensa FIEMG