O Sindicato das Indústrias do Vestuário de Juiz de Fora e Governador Valadares (Sindivest JF-GV) e o Arranjo Produtivo Local (APL) Farol da Mata Vestuário e Afins esteve representado no Painel “Resíduo: problematizações e oportunidades”, sobre Logística Reversa, promovido durante a Semana de Criatividade e Inovação de Juiz de Fora. O painel aconteceu no dia 25 de abril, no Museu de Arte Murilo Mendes, reunindo lideranças empresariais, representantes institucionais e especialistas em sustentabilidade para debaterem estratégias que promovam práticas responsáveis e inovadoras no manejo de resíduos, uma pauta cada vez mais urgente e prioritária para o desenvolvimento econômico e ambiental da região.
A diretora do Sindivest JF-GV e do APL Farol da Mata, Natália Ferreira, participou do evento, representando oficialmente a presidente Mariângela Marcon, também líder da FIEMG Regional Zona da Mata. A empresária assumiu a missão de levar a visão das entidades sobre o tema ao encontro. “A participação de Natália foi essencial, especialmente pelo caráter emergencial de sua convocação, já que precisamos rapidamente articular uma representação à altura da importância do evento. Apesar do curto prazo, Natália aceitou o desafio com disposição exemplar e competência técnica, características já reconhecidas por todos que acompanham sua atuação institucional”, destaca Mariângela.
A presidente do Sindivest JF-GV e da FIEMG Regional Zona da Mata ressaltou ainda a relevância do evento e a contribuição efetiva dada por sua diretora ao debate: “Natália é uma das pessoas fundamentais que compõem nossa diretoria. Com experiência adquirida no FIEMG Jovem, onde já vinha debatendo temas correlatos à sustentabilidade e responsabilidade social, ela trouxe não só o conhecimento técnico, mas uma capacidade singular de comunicar claramente nossa posição. Sua postura colaborativa, proativa e extremamente responsável agregou imenso valor ao evento”, disse.
Durante sua participação no painel de discussão, Natália Ferreira abordou questões críticas sobre resíduos sólidos, enfatizando os desafios e oportunidades enfrentados pelo setor de confecção, destacando especialmente a importância da articulação conjunta entre empresas, entidades sindicais e o poder público para o enfrentamento da questão, afirmando que a solução para os desafios ambientais exige compromisso coletivo, visão estratégica e ação imediata.
Além de transmitir informações técnicas fundamentais sobre as iniciativas já promovidas pelo Sindivest JF-GV e pelo APL, Natália também representou institucionalmente a voz da presidência, contribuindo para o fortalecimento da imagem da entidade perante as outras organizações presentes. Sua fala foi descrita como altamente representativa e alinhada às preocupações mais atuais relacionadas ao tema de resíduos.
Mariângela Marcon fez questão de agradecer à Natália por sua dedicação neste contexto específico: “Em nome não só da presidência do Sindivest JF-GV, mas também da FIEMG Regional Zona da Mata, agradeço profundamente à Natália por ter aceitado prontamente me representar nesse evento que tem uma importância estratégica para todos nós, reforçando sua capacidade de entrega e comprometimento com o nosso setor. O segmento têxtil e de confecção está cada vez mais engajado na construção de um futuro ambientalmente responsável e economicamente viável. Eventos como esse contribuem significativamente para consolidar práticas inovadoras e sustentáveis, posicionando a região de Juiz de Fora como referência em responsabilidade ambiental e gestão eficiente de resíduos”, disse.
O Sindivest JF-GV, a FIEMG Regional ZM e o APL Farol da Mata seguem comprometidos em manter esse protagonismo, sempre incentivando e apoiando seus integrantes a representarem de forma efetiva os interesses coletivos e as causas fundamentais para o desenvolvimento sustentável da indústria e da comunidade regional.
Semana da Criatividade e Inovação de Juiz de Fora
A celebração foi incluída no calendário oficial da cidade em 2022 e tem por objetivo valorizar, incentivar e celebrar a criatividade e a inovação para o desenvolvimento econômico e social, sempre de forma sustentável. A programação deste ano foi realizada de 24 a 26 de abril e a realização do evento é do instituto Epros e do Studio Dialeto, com o apoio da Prefeitura de Juiz de Fora, Universidade Federal de Juiz de Fora, sociedade civil, inciativas privadas e da Rede Criativa de Juiz de Fora – Recria JF.
.
Graciele Vianna
Imprensa FIEMG
Colaboração: Sindivest JF-GV