
O Carnaval de Belo Horizonte, que se consolidou como um dos maiores do Brasil, continua impulsionando o mercado de bebidas no estado. Com o crescimento do evento, empresas locais registram aumentos expressivos no faturamento e ampliam sua presença em outros estados.
O presidente do Sindbebidas-MG, Mário Marques, destacou o impacto da folia no setor. “Fizemos uma estimativa de aumento no faturamento no Carnaval para este ano em média de 12% para cerveja, 8% para bebidas destiladas e 26% para bebidas alcoólicas mistas (RTDs)”, afirmou. Segundo ele, o crescimento acompanha a expansão do Carnaval em Belo Horizonte e no estado, além de ser uma oportunidade para que turistas conheçam a diversidade e qualidade das bebidas mineiras.
Marques também reforçou a importância de políticas públicas que valorizem a produção local. “Uma antiga reivindicação nossa é que os editais da Belotur exijam a utilização de produtos artesanais de Minas, como a cachaça, a cerveja artesanal, o gin e a vodka produzidos aqui. Para pequenos e médios produtores, isso seria um grande avanço, pois permitiria levar a cultura e os produtos mineiros para o Brasil inteiro”, destacou.
Empresas mineiras apostam em inovação e expansão
A Lambe Lambe Bebidas é um exemplo de empresa que cresceu com o Carnaval de BH. Fundada para oferecer uma alternativa aos que não consomem cerveja, a marca aposta em bebidas naturais e refrescantes. “Nossa projeção é triplicar o volume de vendas de 2024. Muito além de aumentar o volume, trabalhamos para entregar a melhor experiência para a galera curtir o Carnaval na rua”, disse Édson Segundo, sócio da marca.

(Foto: Dilvulgação @bebalambelambe)
A Lambe Lambe está presente em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e no sul da Bahia, e planeja expandir ainda mais em 2025. “Este ano, novas unidades serão implementadas em SP e RJ. Além disso, lançaremos um novo sabor para o Carnaval: Limonada Rosa, uma combinação de framboesa, morango, limões e hibisco”, revelou Édson.
Outro destaque é a Don Luchesi, produtora do O’Gin, que nasceu em Lagoa Santa em 2019 e se tornou a maior destilaria de gin artesanal da América do Sul. “Nossa expectativa é um crescimento de 22% no período do Carnaval”, afirmou Alexandro Luchesi, diretor comercial da marca. A empresa também está lançando o O’Gin Flavors, com sabores de frutas vermelhas e tropical, e pretende estar presente em todo o território brasileiro até 2026.

(Foto: Dilvulgação @oginoficial)
A Xá de Cana, criada por Sthella Lima, é outro exemplo de inovação. A marca nasceu em 2021 e ganhou destaque ao criar uma releitura da caipirinha com caldo de cana. Produzida em Belo Horizonte desde 2023, a bebida já conquistou prêmios como o Brasil Beer Cup 2024 e o título de melhor drink pronto de Belo Horizonte pelo jornal O Tempo.
“Com a oportunidade do Carnaval, é possível espalhar muito suco de brasilidade aos mineiros e brasileiros. Estamos com muita expectativa e ampliamos mais de 10 vezes a produção para atender o mercado de Belo Horizonte”, disse Sthella. A Xá de Cana também estará disponível em outras cidades, como São Paulo, Florianópolis, Vitória e Vila Velha. Além das bebidas, a marca aposta em parcerias criativas. “Teremos uma grande novidade para o Carnaval de 2025: uma collab com a marca mineira de roupas. Tenho certeza de que todo mineiro e brasileiro vai querer”, adiantou Sthella.

(Foto: Dilvulgação @xadecana)
Já a Xeque Mate entra no Carnaval 2025 comemorando 10 anos de história. Com o tema “Liberdade Desconhece Destino”, slogan da marca, o aniversário conta com campanha temática, patrocínio de blocos de rua, lançamentos de moda, música e promoções. Neste ano, blocos de Carnaval Brasil afora terão o estímulo de 6 milhões de latas de Xeque Mate injetadas no mercado até o fim da Folia. A grande estrela da campanha de 10 anos é uma lata comemorativa: 2 milhões de unidades serão distribuídas no Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais
“Assim como reinventamos o conceito de uma bebida, rompendo barreiras e surpreendendo paladares, convidamos nosso público a abraçar a liberdade em todas as suas formas, se permitir e aproveitar o momento, seja qual for o destino, a ocasião ou rolê”, conta o diretor executivo do Grupo Xeque Mate Bebidas, Alex Freire.

(Foto: Dilvulgação @xequematebebidas)
Com o crescimento do Carnaval de BH, o mercado de bebidas mineiras se fortalece, levando inovação, tradição e sabor para além das fronteiras do estado.
Caio Tárcia
Imprensa FIEMG