O ATM Grupo de Formação, que ministra aulas na Escola de Cultura do Centro Cultural SESIMINAS, em Belo Horizonte, encerrou sua participação na 43ª edição do Festival de Dança de Joinville com resultados expressivos. O grupo conquistou quatro primeiros lugares, dois terceiros lugares e recebeu duas indicações às premiações especiais do evento, realizado entre 20 de julho e 1º de agosto de 2026, em Joinville, Santa Catarina.
Entre os destaques está a conquista do primeiro lugar na categoria Conjunto Neoclássico Sênior com a coreografia “Violeta: memória que move”, de Renata Araújo. A obra aborda o Alzheimer a partir de uma reflexão sobre memória, identidade, afeto e esquecimento, transformando o movimento dos bailarinos em uma narrativa sobre as lembranças que constituem a trajetória de cada pessoa.
A coreografia propõe ao público questões como o que permanece guardado na memória e o que acontece quando essas lembranças começam a desaparecer. Por meio de solos, duos e cenas coletivas, “Violeta” percorre sentimentos como saudade, perda e afeto, aproximando a dança de um tema que atravessa a experiência de pacientes e familiares.
Além da vitória com “Violeta”, o ATM alcançou o primeiro lugar no Conjunto de Repertório Sênior com “Noite de Walpurgis”, remontagem de Miriam Tomich. A apresentação também rendeu ao grupo duas indicações às premiações especiais: Luíza Mozelli foi indicada a Melhor Bailarina pela interpretação da solista da obra, que também concorreu na categoria Melhor Apresentação.
Outra medalha de ouro veio no Grand Pas de Deux com “Diana e Acteon”, interpretado por Ana Beatriz Melo e Leonardo Bruno, com remontagem de Miriam Tomich e Renata Araújo. Ana Beatriz também conquistou o primeiro lugar no Solo Neoclássico Feminino Sênior com “Pertíneo”, coreografia de Renata Araújo.
O grupo completou a participação com dois terceiros lugares. Pedro Lopes ficou na terceira colocação do Solo Neoclássico Masculino Sênior com “O Último Som que Ouvi”, também coreografado por Renata Araújo. Já Julia Antunes conquistou o terceiro lugar na Variação de Repertório Feminino Júnior com “Cupido”, remontagem de Miriam Tomich e Renata Araújo, apresentada no Festival da Sapatilha, no Palco Nereu Ramos.
Confira todos os resultados:
• 1º lugar, Conjunto de Repertório Sênior: “Noite de Walpurgis”, remontagem de Miriam Tomich
• 1º lugar, Conjunto Neoclássico Sênior: “Violeta”, coreografia de Renata Araújo
• 1º lugar, Grand Pas de Deux: “Diana e Acteon”, com Ana Beatriz Melo e Leonardo Bruno, remontagem de Miriam Tomich e Renata Araújo
• 1º lugar, Solo Neoclássico Feminino Sênior: “Pertíneo”, com Ana Beatriz Melo, coreografia de Renata Araújo
• 3º lugar, Solo Neoclássico Masculino Sênior: “O Último Som que Ouvi”, com Pedro Lopes, coreografia de Renata Araújo
• 3º lugar, Variação de Repertório Feminino Júnior: “Cupido”, com Julia Antunes, remontagem de Miriam Tomich e Renata Araújo
• Indicação a Melhor Bailarina: Luíza Mozelli, pela atuação em “Noite de Walpurgis”
• Indicação a Melhor Apresentação: “Noite de Walpurgis”, remontagem de Miriam Tomich
A atuação do Grupo de Formação integra o trabalho desenvolvido pela Escola de Cultura do Centro Cultural SESIMINAS na área da dança. Entre os cursos oferecidos estão Ballet Clássico, com atividades destinadas a crianças, jovens e adultos e possibilidade de ingresso no Grupo de Formação para alunos com aptidão e interesse profissional, e Jazz, modalidade que reúne turmas para diferentes idades e níveis de experiência.
Denise Lucas
Imprensa FIEMG